Isabela Castello, administradora e designer, apaixonada pelo uniso criativo, sua coluna aborda conteúdos sobre arte, design, arquitetura e urbanismo de Vitória.....

Para quem está em casa: arte!

Ideias e sugestões ligadas a arte para fazer em casa e melhor aproveitar esse tempo de confinamento.

Publicado em 06/04/2020 às 19h32
vão livre
Explore seus talentos e criatividade fazendo seus próprios itens de decoração. Crédito: Divulgação

Estamos sendo orientados a evitar o contato social, mantendo-nos reclusos, a maior parte do tempo. Tudo para reduzir a velocidade de contaminação do coronavírus e salvar o máximo de vidas.

Estamos nos adaptando a essa realidade e buscando atividades de lazer, formas de ocupar nosso tempo e distrair as crianças, sem sairmos de casa. Muitas empresas estão disponibilizando conteúdos gratuitos, num gesto de generosidade, a fim de colaborar com esse momento.

Para auxiliar nessa tarefa, selecionamos algumas ideias e sugestões para melhor aproveitar esse tempo de confinamento.

1) Faça você mesmo

Na internet há inúmeros vídeos ensinando a fazer pequenos objetos, muitos deles reaproveitando materiais que temos em casa. Uma busca com o termo DIY – Do it yourself – na internet, e temos acesso a um enorme universo de ideias e vídeos, com o passo-a-passo. Algumas ideias para servir de inspiração são o cachepô feito com jeans e vasinhos feitos com reaproveitamento de garrafas.

vão livre
"Na internet há inúmeros vídeos ensinando a fazer pequenos objetos, muitos deles reaproveitando materiais que temos em casa". Crédito: Divulgação

2) Visite museus

Você pode conhecer mais de 20 museus nacionais no Google Arts & Culture. A plataforma oferece, de forma digitalizada, passeios online por dentro das galerias e é possível visualizar obras raras em alta definição. Museus como o MASP - Museu de Arte de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes estão na plataforma e podem ser visitados virtualmente.

Em momentos adversos, o contato com a arte pode ser uma boa saída. Lembrando a frase do filósofo Friedrich Nietzsche: “a arte existe para que a verdade não nos destrua”.

Dá pra "visitar" museus sem sair de casa. Crédito: Reprodução
Dá pra "visitar" museus sem sair de casa. Crédito: Reprodução

3) Leitura de livros e e-books

A Amazon do Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente. Outros itens estão sendo oferecidos com descontos. Qualquer obra em e-book, adquirida na Loja Kindle da Amazon, pode ser lida nos dispositivos e-readers Kindle, mas também no aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones Android ou iOS.

Seguem duas sugestões de livros: Macunaíma e Quietinho feito um sapo. O primeiro, que pode ser baixado gratuitamente, é a clássica obra de Mário de Andrade. O segundo é uma introdução à técnica de meditação Mindfulness para crianças e pais, e está à venda com desconto.

vão livre
Ler nunca é demais. Crédito: Divulgação

4) Meditação

A meditação, praticada há milênios por muitas culturas, vem sendo cada vez mais recomendada pelos neurocientistas, como uma forma de alcançar bem-estar e felicidade. São inúmeros os estudos científicos que vem comprovando os efeitos positivos dessa prática.

Que tal aproveitar esse momento de reclusão e recolhimento e iniciar essa prática, também chamada de mindfullness? Entre os inúmeros benefícios está o autoconhecimento, a melhora do sono, o aumento da imunidade, a redução do stress e da ansiedade.

vão livre
"Zafu é uma almofada redonda usada para meditação". Crédito: Divulgação

Zafu é uma almofada redonda usada para meditação. Seu formato redondo é ótimo para permanecer em posturas meditativas. Não é obrigatório o uso dessa almofada para a prática, mas ela proporciona mais conforto. O produto Zafu Asana, é vendido no marketplace Americanas, pela empresa Zafus. Ela é revestida por tecido sarja e possui uma alça reforçada. Internamente é preenchida com recortes de tecidos, e tem costuras internas duplas, que a torna bem estruturada e resistente.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Fique bem Arte Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.