Benefícios que estão presentes no seu dia a dia. Acompanhe todas as novidades e o que é exclusivo para os sócios do Clube A Gazeta

TBR: o que é e como não deixá-la infinita

Aprenda em 1 minuto como evitar que sua lista se torne interminável e confira dicas de leitura

Vitória
Publicado em 29/01/2024 às 15h25
Entenda o termo e formas de organizar a sua leitura. Crédito: Freepik
Entenda o termo e formas de organizar a sua leitura. Crédito: Freepik

TBR nada mais é do que a sigla para To be read (a serem lidos, em tradução livre). No mundo dos leitores, esse conceito caracteriza a lista de livros que uma pessoa deseja ler, não necessariamente seguindo ordem de importância ou prioridade.

Mas por que isso é tão relevante?

A primeira coisa a ser levada em consideração é que a TBR é uma forma de não perder de vista os livros que mais te interessam, seja agora ou no futuro. Além disso, essa lista pode virar um grande caos em dois segundos, já que ela facilmente cresce sem controle, ao ponto de você achar impossível chegar ao final dela algum dia (o que é bem provável).

Para ajudar na contenção do caos, o Skeelo separou algumas dicas de como lidar com a sua TBR antes e depois de ela virar um problema. Veja!

  1. 01

    Selecione apenas livros importantes

    Antes de adicionar um título à sua lista de leitura, certifique-se de que você realmente o julga interessante, tornando importante que ele faça parte da sua TBR.

  2. 02

    Evite séries longas

    Sabemos que ninguém resiste a uma boa saga, mas, antes de adicionar à lista um livro com continuação, não esqueça de considerar que esse acréscimo pode se tornar três ou mais ao invés de apenas um.

  3. 03

    Faça sorteios

    Depois que sua lista já cresceu, não tem mais jeito: é hora de ler! Uma boa técnica é sortear suas leituras antes de começar uma nova. Isso pode priorizar algum livro esquecido que você postergava até não poder mais e torna mais interessante seguir sua TBR.

  4. 04

    Limpe sua TBR de tempos em tempos

    Às vezes, a lista de leitura fica tão longa que um livro fica lá parado por vários anos. Então, não esqueça de revisitar quais títulos estão te esperando na sua TBR. Pode ser que algum não faça mais sentido no momento atual da sua vida e você pode simplesmente tirá-lo de lá sem ler!

Além dessas dicas valiosas, o Skeelo trouxe uma lista de livros que provavelmente estão na sua TBR e que podem ser encontrados no app deles. Que tal correr e já iniciar essas leituras? Dê uma checada!

  1. A Gazeta - ez7fb6jic
    01

    O poder do hábito, de Charles Duhigg | Editora Cia. das Letras

    Sinopse: Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação. Confira aqui.

  2. A Gazeta - xg7mf8
    02

    Corte de espinhos e rosas, de Sarah J. Maas | Editora Galera

    Sinopse: Corte de espinhos e rosas é um livro de fantasia de tirar o fôlego. Memorável em todos os aspectos, com personagens complexos, enredo rico e um magnífico mundo de fantasia combinados impecavelmente para criar um romance épico. 

  3. A Gazeta - kz9pkziu7ro
    03

    Fahrenheit 451, de Ray Bradbury | Editora Globo

    Sinopse: O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos. Leia agora.

  4. A Gazeta - w3eih8b
    04

    A tríade do tempo, de Christian Barbosa | Editora Buzz

    Sinopse: A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida. A Tríade do Tempo traz ferramentas modernas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.