> >
Instituto emite alerta de passagem de forte frente fria no Brasil

Instituto emite alerta de passagem de forte frente fria no Brasil

É esperado que os efeitos sejam percebidos em todo o país, embora com intensidades e formas diferentes

Publicado em 6 de agosto de 2022 às 15:16

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Frente fria chega e fecha o tempo no Espírito Santo com chuvas e ventos fortes
Há previsão de fortes ventos e ondas na região Sudeste. (Ricardo Medeiros)

O Climatempo emitiu um alerta de passagem de forte frente fria em regiões do país na próxima semana, inclusive em alguns Estados do Sudeste. Essa frente fria começa a se formar entre Brasil, Paraguai e o norte da Argentina na segunda-feira (8), ganhando força na terça (9), junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul. Este sistema deve se deslocar pelo interior do território brasileiro nos dias 9, 10 e 11 de agosto. 

“A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, e ainda fenômenos como tempestade de poeira", explicou o instituto, ressaltando que os efeitos podem ser diversificados em cada região brasileira.

É esperado que efeitos da frente fria sejam percebidos em todo o país, mesmo que sejam de intensidades diferentes. O Climatempo alertou ainda que o ciclone extratropical que se forma com a frente fria vai provocar ventos fortes na costa do Sul e do Sudeste elevando as ondas nos próximos dias.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais