> >
'Poderes têm que 'entender o limite da responsabilidade da cada um', diz Mourão

"Poderes têm que 'entender o limite da responsabilidade da cada um", diz Mourão

O vice-presidente da República afirmou que os Poderes precisam se "harmonizar" e completou que "hoje existe uma questão de disputa de poder entre os diferentes poderes"

Publicado em 4 de maio de 2020 às 16:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão. (Isac Nóbrega/PR)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira, 4, que há uma disputa entre os Poderes públicos e que cada um deve "navegar dentro da sua responsabilidade". Para o vice-presidente, os Poderes precisam se "harmonizar" e "entender o limite de sua responsabilidade". "Hoje existe uma questão de disputa de poder entre os diferentes Poderes, existe uma pressão muito grande em cima do Poder Executivo", disse.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Mourão citou decisões recentes da Justiça Federal que barraram atos do presidente Jair Bolsonaro. Uma delas, a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal. "É responsabilidade do presidente da República escolher seus auxiliares. Quer a gente goste ou não."

O vice-presidente também mencionou a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ato do presidente sobre a expulsão de funcionários da Embaixada da Venezuela em Brasília e de consulados do País em demais Estados brasileiros. "Como chefe de Estado, ele é o responsável pela política externa do País", argumentou Mourão.

Sobre a manifestação com tom antidemocrático do último domingo (3), que contou com a participação de Bolsonaro, Mourão afirmou que "não há motivo" para os brasileiros se preocuparem com uma possível escalada autoritária.

No ato de ontem, o presidente afirmou que não iria tolerar mais interferências em seu governo e que as Força Armadas estavam "do lado do povo". Mourão afirmou, no entanto, que Bolsonaro se referia ao "apoio institucional" ao chefe de Estado e governo. "As Forças Armadas se consideram e sempre se considerarão como elementos do Estado brasileiro, e é desta forma que elas agem", declarou.

O vice-presidente opinou ainda que a "grande maioria" dos manifestantes presentes no protesto de domingo estava lá para "pura e simplesmente apoiar o governo". De acordo com ele, as "ideias radicais, que não param em pé", como os pedidos de fechamento do Congresso Nacional e do STF, eram apenas uma das "versões" das reivindicações dos apoiadores.

"É uma manifestação que tem pessoas que professam, vamos dizer assim, diferentes versões daquilo que é necessário, que eles julgam necessário (para o País)", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais