Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Mesmo sem horário de verão, celulares atrasam relógio em uma hora
Horário de verão

Mesmo sem horário de verão, celulares atrasam relógio em uma hora

Falha ocorreu no dia em que a mudança chegaria ao fim; decreto do presidente Jair Bolsonaro extinguiu horário de verão após 34 anos

Publicado em 16 de Fevereiro de 2020 às 12:14

Redação de A Gazeta

Publicado em 

16 fev 2020 às 12:14
Alguns celulares atrasaram o relógio em uma hora neste domingo  Crédito: Pixabay
O horário de verão nem sequer entrou em vigor, mas neste domingo (16) houve quem tenha tido o relógio do celular atrasado em uma hora. A falha ocorreu no dia em que a mudança chegaria ao fim.
Nas redes sociais, usuários relatam surpresa e perdas de compromissos. O mesmo problema já havia sido identificado em 20 de outubro do ano passado - terceiro domingo de outubro, data em que tradicionalmente o horário era adiantado em uma hora -, e no dia 3 de novembro. 
Adotado pela primeira vez no país no no fim de 1931, o horário de verão foi extinto após 34 anos de vigência ininterrupta. Ao assinar o decreto em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que estudos do Ministério de Minas e Energia mostraram que não existe economia com a mudança dos relógios.
"Eu sempre reclamei do horário de verão. Esperemos que dê certo, que não tem nada a ver com economia de energia", disse o presidente na ocasião. Bolsonaro ainda afirmou que a alteração dos relógios afetava o relógio biológico da população, o que era prejudicial para o trabalhador.
"Em não mexendo no relógio biológico, a produtividade certamente aumentará", argumentou.
O horário de verão foi proposto com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vinha caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS ) considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017-2018.
Segundo alguns especialistas, a queda dos índices de economia de energia acontecem pela mudança de comportamento do brasileiro. As pessoas atualmente têm jornadas de trabalhos diferentes, saem de casa mais tarde e utilizam mais o ar condicionado durante o dia, quando as temperaturas estão elevadas.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Fábio Marchiori é diretor-presidente da VLI
VLI dá início a plano de sucessão após anúncio da saída de CEO
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento da Fragata “Cunha Moreira”
Lula diz que vai incluir defesa nacional em plano de governo: 'Está cheio de maluco no mundo'
Flávio Bolsonaro, senador
O que o partido de Pazolini quer para apoiar Flávio Bolsonaro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados