> >
Lula sanciona lei que equipara injúria racial ao crime de racismo

Lula sanciona lei que equipara injúria racial ao crime de racismo

Nova legislação se alinha ao entendimento do STF; punição para a injúria passa a ser prisão de 2 a 5 anos

Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 21:42

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Sofia Aguiar, Bruno Luiz, Isadora Duarte, Iander Porcella e Renata Pedini

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (11) projeto de lei que tipifica injúria racial como crime de racismo. A sanção ocorreu durante cerimônia de posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Indígenas, Sônia Guajajara. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado.

Lula e Alckmin durante a posse da ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco
Lula e Alckmin durante a posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agora, a injúria racial pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. A pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. Também haverá aumento da pena se o crime de injúria racial for praticado em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

A nova legislação se alinha ao entendimento do Supremo Tribunal Federal que, em outubro do ano passado, equiparou a injúria racial ao racismo e, por isso, tornou a injúria, assim como o racismo, um crime inafiançável e imprescritível.

A injúria racial é a ofensa a alguém, um indivíduo, em razão da raça, cor, etnia ou origem. E o racismo é quando uma discriminação atinge toda uma coletividade ao, por exemplo, impedir que uma pessoa negra assuma uma função, emprego ou entre em um estabelecimento por causa da cor da pele.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais