> >
Lewis Hamilton ganha homenagem na Câmara e é ovacionado no plenário

Lewis Hamilton ganha homenagem na Câmara e é ovacionado no plenário

Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, o piloto britânico ganhou um boné com a sigla CPX, um dos símbolos da campanha de Lula

Publicado em 7 de novembro de 2022 às 21:21- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A Câmara concedeu o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton
A Câmara concedeu o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton. (Marina Ramos/ Câmara dos Deputados)

O piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu nesta segunda-feira (7), em sessão solene, o título de cidadão honorário pela Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e acatada pelos parlamentares.

Diferentemente de outras segundas na Câmara, em que, geralmente, o plenário da Casa está vazio, nesta segunda o dia foi marcado por longas filas e até espera para entrar na Câmara e no plenário.

As 13h, horário de abertura do plenário, já era possível avistar pessoas aguardando a chegada do piloto no Congresso Nacional. A expectativa de conhecer um ídolo internacional reuniu fãs, parlamentares, assessores e servidores e paralisou a Câmara antes e durante a sessão de homenagem.

Hamilton chegou por volta das 14h e entrou pela rampa da Camara, local onde geralmente entram autoridades brasileiras em eventos políticos importantes. Antes da sessão, ele se encontrou com o presidente da Camara, Arthur Lira (PP-AL), no gabinete da presidência, com Figueiredo e outros parlamentares.

A homenagem foi sugerida no ano passado, quando Hamilton venceu o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, e repetiu o gesto do brasileiro Ayrton Senna em 1991, dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional.

Presente

Hamilton ganhou um presente do comunicador Rene Silva, do Complexo do Alemão. O piloto, que usa a força de seu nome e de sua influência para trazer à discussão assuntos como a luta contra o racismo, a homofobia e as injustiças sociais - caso raro, talvez único, entre pilotos de F1 - recebeu das mãos de Rene um boné com as iniciais CPX.

Salvo a diferença nas cores, é o mesmo acessório com o qual o fundador do jornal Voz das Comunidades havia presente do o então candidato Luis Inácio Lula da Silva na visita que o petista fez ao complexo de favelas na zona norte da capital fluminense, na reta final do primeiro turno das eleições presidenciais.

A Câmara concedeu o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton
A Câmara concedeu o título de cidadão honorário ao piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton. (J. Batista/ Câmara dos Deputados)

A campanha de Jair Bolsonaro e o próprio presidente logo divulgaram fake news relacionando as três letrinhas bordadas no boné a uma facção do crime organizado, o que gerou uma reação de pessoas que condenaram a criminalização da sigla e dos moradores não só do Complexo do Alemão, como de todas as favelas.

Perguntado pelo repórter da Folha Ítalo Nogueira sobre a disseminação da notícia falsa, Bolsonaro perdeu a paciência e abandonou uma entrevista.

Este vídeo pode te interessar

Lewis Hamilton, que em dezembro de 2021 foi nomeado Cavaleiro da Rainha pelo Príncipe Charles, no Castelo de Windsor (a mais alta honraria da coroa britânica), recebeu em Brasília o título de cidadão honorário brasileiro, além de um exemplar do jornalzinho Voz das comunidades e o boné CPX, acessório que virou um símbolo da campanha de Lula.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais