> >
Energia no Amapá foi parcialmente restabelecida, diz ministério

Energia no Amapá foi parcialmente restabelecida, diz ministério

Apesar do restabelecimento do rodízio de energia, os moradores do Amapá voltaram a ter problemas de comunicação nesta quarta (18)

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 17:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Um novo apagão atinge todo o Estado do Amapá na noite desta terça-feira (17)
Um novo apagão atinge todo o Estado do Amapá na noite desta terça-feira (17). (Maksuel Martins /Fotoarena/Folhapress)

O MME (Ministério de Minas e Energia) afirmou nesta quarta (18) que o fornecimento de energia elétrica aos 14 municípios do Amapá que sofreram um segundo blecaute total em menos de 20 dias, na noite de terça (17), foi restabelecido ainda durante a madrugada ao nível de 80% da capacidade do sistema, mesmo patamar de antes do novo apagão.

Neste novo apagão, apenas unidades de saúde e prédios públicos não ficaram no escuro. Segundo relatório do NOS (Operador Nacional do Sistema), o apagão mais recente se iniciou por volta de 20h30 de terça, durou pouco mais de quatro horas e foi seguido de outras duas interrupções antes do restabelecimento do fornecimento, à 1h08 desta quarta.

Em alguns pontos de Macapá, moradores relataram que a energia começou a voltar por volta de 23h, mas de forma oscilante. Em outros bairros, no entanto, o fornecimento só foi normalizado às 3h30, como conta a professora Naira Queiroz, 33, moradora do bairro Buritizal.

Apesar do restabelecimento do rodízio de energia, os moradores do Amapá voltaram a ter problemas de comunicação nesta quarta (18), com dificuldades para conseguir sinal de telefonia e redes móveis.

"Foi um sufoco a noite passada. Ficamos em pânico porque aqui tudo estava se repetindo, inclusive foi no mesmo horário e dia da semana do primeiro apagão. A energia voltou às 3h30, mas ainda estamos até agora sem sinal de telefone. Estou usando o wifi porque tenho luz agora", contou Naira.

Com o restabelecimento, os moradores de Macapá e mais 13 municípios do Amapá voltaram a ter energia de forma racionada, por meio de um sistema de rodízio de três a quatro horas entre os bairros. Mesmo assim, a PM (Polícia Militar) do Amapá registrou, pelo menos, nove protestos nas duas maiores cidades do estado - Macapá e Santana - entre a noite de terça e a madrugada de quarta.

Em um deles, os moradores fecharam a avenida Carlos Lins Cortes, no bairro Infraero 2, e atearam fogo a pneus e pedaços de madeira. Desde o início do apagão, em 3 de novembro, foram mais de 80 manifestações.

Os moradores de 14 cidades do Amapá convivem com apagões desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio destruiu os transformadores de uma subestação de distribuição de energia, deixando 90% da população do estado sem luz nem água e provocando escassez de alimentos e protestos em série nas ruas. Apenas Oiapoque, no extremo norte, e Laranjal do Jari, no extremo sul, não sofreram com a falta de eletricidade.

Um dos transformadores danificado foi recuperado e garantiu o restabelecimento parcial da energia, ainda na primeira semana após o incêndio. O segundo transformador, que pode garantir o fornecimento de energia a 100% do estado de forma integral, retirado da subestação do município de Laranjal do Jari, chegou a Macapá na manhã desta quarta (18), após mais de 30 horas de transporte por balsa pelos rios da região, segundo a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE).

Segundo a concessionária, o equipamento passará por testes e deve ser interligado ao sistema até o dia 26 de novembro. Um dia depois do prazo estabelecido pela justiça federal para a solução definitiva do problema.

O governo do Amapá informou que, na última segunda (16) o Estado recebeu 37 geradores termelétricos, que devem garantir o retorno provisório da energia em período integral a 100% dos domicílios, mas não apontou prazo para que isso ocorra. A CEA (Companhia Energética do Amapá), no entanto, estima que os racionamentos se estendam até o dia 26 de novembro.

O MME informou que o fornecimento de energia elétrica "apresentou instabilidade, com desligamento e interrupção de 183 MW de cargas às 20h27min, em virtude do desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes" e que as causas da "ocorrência" estão sendo investigadas.

Ainda segundo o MME, "nos próximos dias", o sistema do Amapá terá o reforço dos geradores e do transformador que chegou de Laranjal do Jari.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve concluir, em nove dias, o relatório sobre as causas do apagão que atinge o estado e pode punir os responsáveis com multa a intervenção da concessão. Além de, em conjunto com Ministério Público Federal, uma ação civil pública de reparação de danos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais