Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Anvisa autoriza retomada de estudos da vacina da Johnson & Johnson
Coronavírus

Anvisa autoriza retomada de estudos da vacina da Johnson & Johnson

A decisão garante segurança nos testes que estavam suspensos desde 12 de outubro após um voluntário americano apresentar um evento adverso grave

Publicado em 03 de Novembro de 2020 às 15:27

Redação de A Gazeta

Publicado em 

03 nov 2020 às 15:27
Avanços na vacina da covid-19
Avanços na vacina da covid-19 Crédito: Miguel Noronha/Futura Press/Folhapress
Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (3) a retomada dos estudos clínicos da vacina contra a covid-19 elaborada pelo laboratório Janssen-Cilag, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson. A decisão garante segurança aos voluntários brasileiros que queiram participar dos testes que estavam suspensos desde 12 de outubro após um voluntário americano apresentar um evento adverso grave.
A Anvisa informou em nota que "concluiu que a relação benefício e risco se mantém favorável e que o estudo poderá ser retomado". A autorização para a retomada dos estudos teve como base dados do evento adverso envolvendo o voluntário americano e informações do Comitê Independente de Segurança. A agência analisou ainda dados da autoridade regulatória norte-americana (Food and Drugs Administration - FDA).
Até o momento da interrupção dos estudos em outubro, 12 voluntários brasileiros, todos do Rio de Janeiro, já haviam participado do teste, recebendo a dose da vacina ou do placebo. Os estudos da vacina elaborada pela Johnson & Johnson está sendo conduzido em 11 estados do Brasil, prevendo a inclusão de cerca de 7,5 mil pessoas maiores de 18 anos.
A agência comunicou que vai permanecer atenta a possíveis efeitos adversos da pesquisa. "Caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas previstas nos protocolos para a investigação criteriosa desses eventos", diz a nota da Anvisa.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Capitão Assumção tem candidatura à Assembleia do ES barrada pela Justiça Eleitoral
Neymar Júnior, jogador do Santos
Neymar, Vini Jr., Casimiro e Galvão Bueno são notificados por publicidades de bets
Marataízes, no Litoral Sul do ES
Praça da Barra, em Marataízes, recebe mutirão de serviços nesta quinta-feira (17)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados