> >
Anvisa aprova teste da vacina contra o coronavírus da Pfizer no Brasil

Anvisa aprova teste da vacina contra o coronavírus da Pfizer no Brasil

A aprovação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça (21), vale para as vacinas BNT162b1 e BNT162b2

Publicado em 21 de julho de 2020 às 14:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Laboratórios farmacêuticos temem ficar sem estoque de insumos utilizados na fabricação de medicamentos
Com a nova autorização, já são três os estudos clínicos de vacina com aval para serem conduzidos no país. (Pixabay)

A Anvisa (Agência Nacional e Vigilância Sanitária) deu aval a mais um teste para vacina contra a Covid-19 no Brasil.

A aprovação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça (21), vale para as vacinas BNT162b1 e BNT162b2, em desenvolvimento pela Pfizer em conjunto com a BioNTech.

Com a nova autorização, já são três os estudos clínicos de vacina com aval para serem conduzidos no país. As outras duas imunizações testadas aqui são a desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a do laboratório chinês Sinovac.

Os testes devem ser feitos com inclusão de cerca de 29 mil voluntários -destes, 5.000 serão do Brasil, distribuídos em São Paulo e na Bahia.

Segundo a Anvisa, as vacinas em estudo são baseadas em RNA, que codifica um antígeno específico do novo coronavírus. O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que tentarão induzir uma resposta imunológica.

O Brasil deve participar do terceiro estágio de estudos, que na prática corresponde às fases 2 e 3 de estudos clínicos, quando são avaliados mais dados de qualidade e eficácia.

A decisão pelo aval a mais um estudo clínico de vacina contra a Covid havia sido adiantada pela Folha de S.Paulo nesta segunda (20). Um outro pedido de autorização ainda está sob análise.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais