> >
Ainda não recebemos custeio dos leitos de UTI da Saúde, diz Gorinchteyn

Ainda não recebemos custeio dos leitos de UTI da Saúde, diz Gorinchteyn

Durante sua fala o secretário também destacou a atuação do governo estadual, que segundo ele, aumentou o número de leitos UTI em 153% desde o início da pandemia

Publicado em 5 de março de 2021 às 14:50- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Jean Gorinchteyn, novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo
Jean Gorinchteyn, novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo. (Governo do Estado de São Paulo)

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, voltou a criticar o atraso no repasse de recursos pelo Ministério da Saúde para o custeio mensal - previsto em R$ 246 milhões - dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para Covid-19. "Estamos em franca pandemia, nós precisamos desses recursos", afirmou.

Na última semana, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu liminares aos Estados de São Paulo, Maranhão e Bahia contra o governo federal para a retomada do custeio de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. A decisão tem efeito imediato.

Durante sua fala o secretário também destacou a atuação do governo estadual, que segundo ele, aumentou o número de leitos UTI em 153% desde o início da pandemia. "No início da pandemia, eram 3.500 leitos, hoje temos 8.839 de UTI, incluindo leitos que foram revertidos, e leitos novos que foram realmente abertos", afirmou.

"Vamos continuar abrindo leitos e vagas dentro dos hospitais, abriremos em qualquer local desses hospitais, sejam nos anfiteatros, sejam nos ambulatórios, sejam nos corredores", continuou o secretário. A medida, entretanto, foi contestada na sequência pelo governador João Doria, que disse preferir que os pacientes sejam atendidos em quartos, "de forma digna". Doria voltou a cobrar do governo federal que façam o repasse para custeio dos leitos, estimado em R$ 245 milhões por mês.

Segundo Doria, na segunda-feira, 8, será anunciado novo hospital de campanha para a capital paulista. A instalação não funcionará no modelo adotado até o momento de leitos primários em tendas - como funcionou no Estádio do Pacaembu e Ginásio do Ibirapuera -, mas sim associado à estruturas hospitalares já existentes.

Gorinchteyn também aproveitou para ressaltar a importância e agradecer a atuação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente que, segundo ele, enfrentam "um esgotamento físico e psíquico". "Exaustos, e eu digo isso porque sou médico", afirmou. "Nós precisamos agradecer muito o apoio de vocês e entender que são vocês que vão mudar essa história", disse.

Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Estado registra alta semanal de 18,2% de novas internações. O comparativo é feito levando em consideração as ocorrências dos últimos sete dias em relação aos sete anteriores Novos casos registram alta de 1,9% e novos óbitos, de 11,5%. Na região metropolitana da capital, novas internações sobem 22,7%, novos casos, 2,5% e novos óbitos 10,8%.

Nesta sexta-feira, 5, o Estado registra 2.093.924 casos confirmados de Covid-19 e 61.064 óbitos pela doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 77,4% no Estado e de 79,1% na Grande São Paulo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais