Autor(a) Convidado(a)
É advogado eleitoral e palestrante

Voto impresso: retrocesso nítido em nossa democracia

Comprovante em papel pode ser usado por grupos políticos ou candidatos como forma de cobrar do eleitor uma prestação de contas de seu voto

  • Flávio Fabiano É advogado eleitoral e palestrante
Publicado em 26/05/2021 às 18h43
Urna - confirma
A urna eletrônica e o botão de confirma o voto. Crédito: Carlos Alberto Silva

Não é uma medida muito democrática o governante desacreditar o próprio Poder Público, visando a tirar a credibilidade e a solidez de algo que nunca demonstrou corrupção, como é o caso das urnas eletrônicas.

Nos Estados Unidos, o ex-presidente, Donald Trump, já prevendo a própria derrota, fez ataques e acusações de fraude no sistema eleitoral norte-americano, que tem todo o seu processo manual para voto e apuração, dizendo-se vítima do próprio mecanismo que o elegeu, sem apresentar uma mera prova.

Assemelha-se ao que acontece atualmente no Brasil, pois o presidente Jair Bolsonaro, quando percebeu que poderia “correr o risco” de não conseguir sua reeleição tão facilmente, em razão da “cassação da cassação” dos direitos políticos do ex-presidente Lula, intensificou os ataques ao sistema eleitoral. O objetico é desacreditar um mecanismo que perdura há mais de 25 anos, sem qualquer indício de fraude, a fim de confundir a população, pois “não admite” a sua própria derrota.

Mas, em meio a notícias falsas e desvirtuamentos de fatos, foi propagado que o atual presidente foi eleito pela maioria da população brasileira. O que não procede, haja vista que a abstenção eleitoral foi alta e que ele foi eleito pela maioria dos votantes, não dos eleitores.

Incitar a própria população a acreditar que as urnas estarão fraudadas, em caso de resultado diverso da reeleição, é uma postura que não condiz com os preceitos da democracia. É uma prática um tanto quanto autoritária, como de países em que os governantes prolongam seu poder por meio de “canetada”, como se percebe na China e na Rússia.

É claro e notório que o voto impresso é um retrocesso e uma forma de “cobrar” do eleitor uma “prestação de contas” ou “cobrança de uma dívida”, pois muitas vezes poderá estar sob “ordem” para votar em determinados candidatos ligados a grupos distintos, sendo que ele, o eleitor, só dispõe de um único voto por cargo político-eletivo.

A legislação eleitoral garante aos representantes partidários toda a possibilidade de fiscalização e conferência necessária do quantitativo de votos e para quem foram destinados, não se fazendo necessário que o eleitor “porte” o comprovante de sua votação, a fim de “prestar contas”. A única conta que devemos prestar é para com nossas consciências, se estamos lutando por um país mais justo e igualitário e se estamos votando em quem pode contribuir para com o Brasil, e não comprovando nada a quem nos exigiu que votássemos em dado candidato a cargo político.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.