Autor(a) Convidado(a)
É superintendente Executivo do Centro de Integração Empresa Escola do ES (CIEE/ES)

O que os estagiários têm a oferecer no mercado atual

Investir em estagiários é ter a possibilidade de desenvolver um profissional “dentro de casa”, com uma maior compreensão da rotina empresarial e também identificação com a missão, visão e valores daquela instituição

  • Jossyl Cesar Nader É superintendente Executivo do Centro de Integração Empresa Escola do ES (CIEE/ES)
Publicado em 10/04/2022 às 02h00
Oportunidades de estágio para estudantes de níveis médio, técnico e superior.
O estágio é um ato educativo, ou seja, faz parte do processo de formação dos estudantes e futuros profissionais. Crédito: Getty images

Se ainda restam dúvidas dos benefícios de contratar estagiários para o seu negócio, saiba que eles têm muito a oferecer. Ter estagiários na equipe tende a potencializar os resultados de uma empresa. Sabe-se que, em média, 64% dos estudantes que passam por programas de estágio são efetivados. Número que solidifica o valor desse ato educativo, que traz benefícios para toda a sociedade.

O estágio é um ato educativo, ou seja, faz parte do processo de formação dos estudantes e futuros profissionais. Por isso, é preciso compreender que o estagiário de hoje pode ser o profissional brilhante de amanhã. A maioria dos jovens são extremamente proativos e capazes de oxigenar o ambiente organizacional com novas ideias. Ter um programa de estágio é um investimento no futuro de qualquer negócio.

Uma pessoa que já está no mercado pode até possuir o conhecimento necessário para a demanda de uma organização, mas muitas vezes com essa contratação vem um método de trabalho que nem sempre condiz com a cultura organizacional da empresa. Em contrapartida, uma das melhores características dos estagiários é a vontade de aprender. Investir em estagiários é ter a possibilidade de desenvolver um profissional “dentro de casa”, com uma maior compreensão da rotina empresarial e também identificação com a missão, visão e valores daquela instituição.

Para eles tudo é novo, e diferentemente de muitos profissionais mais experientes, eles não realizam atividades de maneira automática, ao contrário, usam sua criatividade e pensam em alternativas inteligentes e inovadoras para os problemas do dia a dia. Essa energia no ambiente corporativo é altamente contagiante, e normalmente a equipe é influenciada por esse ritmo, o que incentiva a renovação do ambiente de trabalho.

E além de ser um colaborador, o estagiário é também um estudante, e com isso ele está mais alinhado com o que há de novo no mercado. Muitas vezes, outros profissionais ficam presos à rotina de suas atividades e esquecem de estudar as tendências de um determinado segmento. A inovação numa empresa é provada, sobretudo, por pessoas, e os estagiários são inovadores potenciais por estarem inseridos no ambiente de formação das instituições de ensino.

O objetivo do estagiário é entrar no mercado de trabalho e se consolidar na profissão. Eles estão constantemente em busca de oportunidades, muitas vezes dentro da própria empresa. Normalmente são muito proativos e buscam a todo momento mostrar o seu valor. Possuir colaboradores com esse grau de motivação é também ter a oportunidade de ampliar os resultados de sua empresa.

O valor dos estagiários para as organizações já é mais do que comprovado. Mas será que os empresários estão cientes de seu papel no desenvolvimento do mercado? A abertura de vagas de estágio agora impactará positiva ou negativamente na formação de uma geração de profissionais do futuro. É preciso conhecer o valor dos estagiários e, também, compreender que uma empresa tem responsabilidades a cumprir com o mercado e com a sociedade.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.