Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Opinião da Gazeta

Tensão entre poderes

À luz da Constituição, o Supremo deve decidir sobre a suspensão de mandato, como no caso Aécio. O embate entre poderes é perigoso

Publicado em 30 de Setembro de 2017 às 18:22

Públicado em 

30 set 2017 às 18:22

Colunista

O julgamento no próximo dia 11 de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade solicitando que o Supremo Tribunal Federal considere a possibilidade de o Congresso rever, em até 24 horas, qualquer medida cautelar diversa da prisão imposta a deputados e senadores, como suspensão do mandato e recolhimento domiciliar, é a providência que melhor cabe diante do inconveniente impasse entre poderes criado, com o caso Aécio Neves.

A iniciativa é fruto do entendimento entre os presidentes do STF e do Senado, após três dos cinco ministros da Primeira Turma da Corte suspenderem as funções parlamentares do senador mineiro, impondo-lhe também proibição de sair de casa à noite. Esta última determinação é uma das medidas cautelares diversas da prisão previstas no Código de Processo Penal. A decisão poderia ter sido mais drástica, caso acatasse o pedido de prisão de Aécio, feito três vezes neste ano pela Procuradoria-Geral da República ao STF, e rejeitado em todas as tentativas.

A vergonha que caso encerra é imensa. Impregna a imagem da atividade política no Brasil e não se apagará na história. Parlamentares que defendem o fuzilamento da ordem da Justiça no plenário do Senado, talvez por conveniência própria, fingem não saber da acusação de achaque que recai sobre Aécio. Ele foi gravado por Joesley Batista acertando propina de R$ 2 milhões para atuar em favor da JBS no Congresso, de acordo com investigações.

Para o bem do país, deve-se esperar que o Supremo expresse a decisão final. Se julgar inadequada a suspensão do mandato, reveja. É irresponsabilidade tentar transformar a tensão, acirrada pela crise política, em enfrentamento de poderes. Afrontaria a Constituição. Descambaria para o venezuelismo. Sem respeito à Justiça, não há democracia.

{{ndFunctionFirstNotNull(post.original_author.attributes_map.descricao_de_colunista.value,post.original_author.biography)}}

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Fãs clubes suspendem atividades após Ivete adiar show em SP
Imagem de destaque
Como tendência de compartilhamento de sangue pode estar alimentando nova crise de HIV
Imagem de destaque
Escolas têm relatos de bullying político entre alunos após tensão na disputa eleitoral

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.