> >
Paredes em destaque: dicas de como revesti-las com tijolinhos

Paredes em destaque: dicas de como revesti-las com tijolinhos

De barro, plaquetas ou os de demolição, eles são perfeitos para qualquer estilo de decoração. Veja as dicas dos profissionais

Publicado em 28 de novembro de 2019 às 17:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A parede de tijolos aparentes, originais do apartamento, compõe o décor descolado e serve de suporte para várias obras de arte contemporâneas. (Divulgação)

Além de esteticamente atraente, a parede de tijolinhos combina com diversos estilos da decoração, desde o rústico até o clássico. Se você deseja transformar as paredes da sua casa utilizando o material, mas têm dúvidas de qual escolher, como combinar ou onde é possível colocá-los, alguns arquitetos mostram dicas que vão te ajudar na hora da escolha. Confira!

Materiais existentes

Para uma parede de tijolos aparentes é possível ter a opção de três materiais: maciço – que é o tijolo de barro tradicional, habitualmente utilizado nas construções. “Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, diz Fernanda Mendonça, da Oliva Arquitetura. Também existem as plaquetas, que são opções com menos espessura e maior variedade de tons, ou ainda os tijolos de demolição – que são peças reutilizadas e que têm um aspecto mais rústico e marcante. “É possível obter esse acabamento de três maneiras – expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla. 

Contraindicações

O tijolo aparente para revestimento na cor palha. O tijolinho também recebeu uma pintura misturada com água e depois foi lixado, para ficar mais claro em alguns pontos específicos. (Julia Ribeiro)

 A arquiteta Carina Korman, da  Korman Arquitetos, revela que não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade - como banheiros e cozinhas - pois se trata de um material poroso. “O contato direto com água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, diz.

Quais os cuidados é preciso ter com a parede antes de colocar os tijolos?

Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação. A arquiteta Elisa Ju ainda ressalta: antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel não possuiu tijolos maciços em sua estrutura – principalmente quando a casa ou apartamento são antigos. “Com o tratamento adequado é possível deixar os tijolos aparentes, após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, indica. Outro cuidado que se deve ter durante a instalação é se atentar a caixinhas de elétrica na parede que irá receber o revestimento: dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazê-la para frente.

A parede de tijolinhos foi feita com o modelo de barro tradicional, na qual foi aplicada uma tinta rala, dissolvida em água por toda superfície. Para completar, depois que a tinta secou, o revestimento foi lixado para alcançar o acabamento desgastado desejado. . (Julia Ribeiro)

Como combinar o tijolo aparente com diversos estilos de decoração?

Este vídeo pode te interessar

O tijolinho é um verdadeiro coringa. Para quem gosta do efeito do tijolinho, mas tem medo do ambiente ficar rústico demais,  a arquiteta Fernanda Mendonca recomenda instalar o material com junta seca – ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado. Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais abertas, como o tijolo vermelho tradicional. Para aqueles que buscam um visual mais discreto, por sua vez, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. O importante é combinar o revestimento com o estilo pessoal de cada um e com o restante da decoração da casa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais