> >
Webnamoro: lives, séries, mensagens e horas de videochamada

Webnamoro: lives, séries, mensagens e horas de videochamada

Às vésperas do Dia dos Namorados, a tecnologia tem ajudado os casais a se “encontrar” através das telas e a compartilhar momentos juntos pra animar a relação

Publicado em 1 de junho de 2020 às 16:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Thaynara e Marcelo
Thaynara e Marcelo compartilham vários momentos por chamada de vídeo. (Arquivo pessoal)

Lives, filmes e séries assistidos simultaneamente e compartilhados através de ligações ou videochamadas. Essas são as novas formas de se “encontrar” adotadas por casais que estão juntos, mas separados pela quarentena. O jeito tem sido abusar dos recursos tecnológicos para tentar driblar a saudade durante o isolamento.

O casal Patrícia Thomes e Felipe Gomes namora há seis anos e a quarentena está sendo o período em que eles estão passando o maior tempo separados, desde o início do relacionamento. “A nossa rotina mudou e a do nosso relacionamento também”, conta Patrícia.

“É muito novo não saber quando poderemos nos ver de novo, pode demorar muitos meses”, diz ela sobre a principal diferença da quarentena em relação a outras épocas que passavam separados, como as férias na casa da família no interior.

A universitária conta que a rotina agora é marcada principalmente por conversas por meio de mensagens. Entre as novidades da relação durante o isolamento, o casal combinou de assistir séries juntos para aumentar a sensação de que estão compartilhando uma atividade. “A gente combina de assistir alguns episódios e conversar por chamada de vídeo. Eu acho que isso aproxima, porque, mesmo separados, fazemos algo juntos”.

Patrícia Thomes e Felipe Gomes
Juntos há seis anos e "separados" pela quarentena, Patrícia e Felipe assistem séries simultaneamente para se sentirem próximos. (Arquivo pessoal)

E eles estão certíssimos. Compartilhar atividades juntos, mesmo que à distância, está entre as principais dicas de especialistas para manter o relacionamento saudável neste período. Vale escolher o mesmo filme para assistir cada um na sua casa em tempo real ou até pedir o “delivery” do mesmo restaurante pra sentir que estão jantando juntos.

Aspas de citação

Ver a pessoa ali na tela, assistindo ou compartilhando do mesmo momento que nós, viabiliza a troca de ideias e sentimentos sobre o que está sendo vivido juntos

Gabriela Bergamaschi
Psicóloga
Aspas de citação

A psicóloga Gabriela Bergamaschi explica que, diante de um momento tão limitante, é essencial ter variabilidade comportamental. Isso significa criar o máximo de alternativas que facilitem o cotidiano e que ajudem a manter uma vida saudável em todos os âmbitos, incluindo o dos relacionamentos. “As tecnologias atuam muito nesse sentido, já que nos proporcionam uma variabilidade imensa de possibilidades, como o contato constante com pessoas que estão distantes de nós neste momento”, diz.

Psicóloga Gabriela Bergamaschi
A psicóloga Gabriela Bergamaschi afirma que compartilhar um momento, mesmo virtualmente, aumenta a sensação de proximidade e afeto. (Thais Carletti)

“É um meio seguro e que nos possibilita conversar, ver e compartilhar momentos com as pessoas que a gente ama. Além de também permitir que enviemos pequenos presentes para essas pessoas, o que promove uma sensação de ‘presença’ e cuidado”, complementa.

A profissional esclarece que o contato virtual não substitui o contato físico, mas é um ótimo meio de passar momentos juntos e matar um pouco da saudade. “Quando vemos a pessoa ali na tela, assistindo ou compartilhando do mesmo momento que nós, isso acaba viabilizando a troca de ideias e sentimentos sobre o que está sendo vivido juntos. E isso nos causa a sensação de proximidade, de afeto e de carinho”, conclui.

As lives são as protagonistas do “webnamoro”

Thaynara Pestana e Marcelo Junior
Thaynara e Marcelo assistem a lives juntos e compartilham os trechos das músicas um com o outro. (Arquivo pessoal)

Por ser ao vivo e em tempo real, as lives aumentam ainda mais essa sensação de proximidade. É como marcar um encontro, com hora exata para os dois, escolha conjunta dos artistas e até drinques e looks especiais pra curtir o momento.

Aspas de citação

Trocamos áudio cantando e mandando trechos das músicas um pro outro

Thaynara Pestana
Universitária
Aspas de citação

Thaynara Pestana e o namorado Marcelo Junior não se veem pessoalmente desde o início da quarentena, em março. Apesar da distância, eles fazem várias coisas “juntos” com a ajuda da tecnologia. As videochamadas vão desde estudos a lives dos artistas favoritos do casal. “A gente já se ligou pra estudar juntos, ficamos na ligação pra incentivar o outro a manter o foco”, disseram.

O casal dobrou a interação por meio de mensagens e, às vezes, tira um tempinho para os encontros - virtuais, mas repletos de sentimento. “Vimos juntos uma live do Péricles, que nós dois gostamos. Trocamos áudio cantando e mandando trechos das músicas um pro outro”, conta Thaynara.

Este vídeo pode te interessar

Para eles, o momento tem sido desafiador, pois o casal se via diariamente antes do isolamento já que estudam na mesma instituição. A falta do toque e do “olho no olho” aumenta a proporção de coisas que antes eram insignificantes. “Por exemplo, esses dias eu tive um surto, porque ele tava mandando mensagem sem emoji”, brinca ela.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais