> >
Cooperativismo oferece serviços de saúde para cuidar do capixaba

Cooperativismo oferece serviços de saúde para cuidar do capixaba

Organizações nas áreas médica e odontológica garantem qualidade e presteza no atendimento, contemplando milhares de pessoas no Espírito Santo

Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 15:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cirurgia de reimplante feita por médicos da Cootes
Cirurgia de reimplante feita por médicos de cooperativa de ortopedistas. (Cootes/Divulgação)

A atenção com a saúde ganhou uma nova dimensão este ano com a pandemia da Covid-19. Mas adotar um estilo de vida mais saudável, cuidando do bem-estar físico, mental e emocional, deve ser uma conduta não apenas para momentos de crise, e sim do dia a dia. Para quem deseja atendimento de qualidade na área, que sustenta a prática do autocuidado, o cooperativismo no Espírito Santo oferece serviços médicos e odontológicos para a população. 

Entre as cooperativas que atuam neste segmento está uma das maiores referências em serviços de saúde em todo o Brasil: a Unimed Vitória. Com 41 anos de atuação no Estado, tem cerca de  2,5 mil médicos cooperados e 2.717 colaboradores para atender mais de 336 mil usuários. 

Para garantir a excelência na prestação dos serviços, há também uma grande infraestrutura.  A rede é formada pelo Hospital Unimed (HU), Maternidade Unimed, unidades de diagnóstico e oncologia, Centro de Especialidades, Pronto Atendimento e Viver Bem, além dos espaços de assistência do Personal. Ao todo, são 22 unidades na cooperativa.

Além da estrutura pronta para atendimento nas mais diversas e complexas áreas, a Unimed Vitória tem como objetivo estimular a vida saudável. Prevenção, atenção à saúde primária e atendimento integral merecem atenção especial, como destaca o diretor-presidente da cooperativa médica, Fernando Ronchi.

“Focado, especialmente, na promoção da saúde por meio da prevenção de doenças e fatores de riscos, o programa Viver Bem tem três de suas ações cadastradas na Agência Nacional de Saúde (ANS): gerenciamento de crônicos, gestação saudável e atenção ao tabagista. Os programas incentivam mudanças de comportamento e aquisição de hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida”, aponta. 

Fernando Ronchi, diretor-presidente da Unimed Vitória
Fernando Ronchi, diretor-presidente da Unimed Vitória, relaciona programas da cooperativa que incentivam hábitos saudáveis. (Unimed Vitória/Divulgação)

O resultado dessas e outras ações se refletem na representação da Unimed Vitória no Espírito Santo. Líder do segmento no Estado, a cooperativa tem mais de 40% de participação no mercado de saúde suplementar e está presente em 19 municípios capixabas. Por ano, são cerca de dois milhões de consultas e 323 mil atendimentos em suas lojas.

Além de todo o serviço oferecido pela Unimed Vitória, há outras referências do cooperativismo na área da saúde no Estado, como é o caso da Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Espírito Santo (Cootes). Com atuação predominante no setor público, com especialistas em hospitais da Grande Vitória e região Norte, a Cootes possui um enorme portfólio de profissionais qualificados. 

Fundada em 1993, a cooperativa começou a atuar no mercado capixaba quatro anos depois, em 1997. Hoje, tem 300 médicos ortopedistas e traumatologistas, especialistas nas áreas mais complexas da área. O presidente da Cootes, Hélio Barroso, destaca o trabalho realizado pelos profissionais nas cirurgias de reimplantes.

“Temos cirurgiões especialistas em mão, em microcirurgias e implantes de membros, como dedo, mão, pernas. São cirurgiões ortopédicos que operam com microscópios de alta precisão”, observa.

Além disso, segundo Barroso, o corpo de especialistas da Cootes também possui médicos preparados para atendimento em todas as faixas etárias, como profissionais em cirurgia de joelho em crianças e adolescentes, e cirurgiões especializados somente em coluna de crianças.

O presidente da Cootes diz que o planejamento agora é expandir os serviços também para o Sul do Estado. Barroso revela que há negociações em andamento para a cooperativa prestar atendimento em São José do Calçado e Jerônimo Monteiro, e na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim.

Somada às cooperativas médicas especializadas em todos os segmentos de atendimento, há também as que cuidam da saúde bucal. É o caso da Uniodonto Sul Capixaba. Atuante há 23 anos no Sul do Espírito Santo, o grupo oferece serviços em todas as especialidades.

Segundo o presidente da cooperativa, Adriano Bastos Barbosa, as vantagens são muitas no modelo de negócio cooperativista, tanto para os cooperados quanto para a população que tem acesso aos serviços.

Uniodonto Sul Capixaba
Uniodonto Sul Capixaba oferece serviços em todas as especialidades na área de saúde bucal. (Uniodonto Sul Capixaba/Divulgação)

“A diferença é que você é dono do seu negócio e trabalha para você mesmo. A nossa proposta é devolver para a sociedade, com qualidade, um tratamento odontológico de alto padrão. Nós atingimos uma grande parcela da população que não teria acesso aos serviços em ofertas de mercado tradicionais”, ressalta.

Este vídeo pode te interessar

E o resultado do trabalho realizado é sólido. São 31 municípios da macrorregião Sul atendidos por mais de 100 profissionais cooperados. No total, segundo Adriano Barbosa, já são 25 mil clientes beneficiados. “Dentro do que vemos, o cooperativismo, em qualquer um dos ramos, talvez seja a maneira mais justa de distribuição de renda e acesso a serviços", conclui.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais