Publicado em 19 de setembro de 2024 às 05:28
A empresa americana Tupperware, fabricante dos icônicos potes de plásticos, anunciou que está falida.>
A companhia afirmou que solicitará autorização judicial para iniciar a venda do negócio sem encerrar as operações.>
A empresa de 78 anos tornou-se sinônimo de armazenamento de alimentos a tal ponto que muitas pessoas usam seu nome para se referir a qualquer recipiente de plástico, mesmo de outras marcas.>
Os produtos Tupperware são vendidos em pelo menos 70 países.>
>
Entretanto, a Tupperware tentou, sem sucesso, reposicionar-se no mercado e renovar seus produtos para agradar um público mais jovem.>
Após um breve aumento nas vendas durante a pandemia, quando mais pessoas cozinharam em casa, a demanda continuou a cair.>
Segundo o repórter de negócios da BBC Peter Hoskins, o crescimento do custo das matérias-primas, o aumento dos salários e os custos de transporte também vinham afetando suas margens de lucro.>
As ações da Tupperware caíram mais de 50% esta semana após a notícia de que a empresa planejava entrar com a falência.>
Há longas negociações em curso entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões) em dívidas, segundo relatos.>
No ano passado, a empresa alertou que poderia ir à falência se não levantasse rapidamente novos fundos.>
"Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada por um ambiente macroeconômico desafiador", disse Laurie Ann Goldman, diretora executiva da Tupperware, em comunicado aos investidores.>
A Tupperware foi fundada em 1946 por Earl Tupper, um químico americano que patenteou o fechamento hermético em potes.>
Seus produtos de polietileno — à prova de ar e água graças à tampa duplamente vedada — começaram a ser vendidos em lojas de departamentos, mas não alcançaram o sucesso esperado porque os clientes tinham dificuldade para utilizá-los, diz Derbail Jordan, repórter de negócios da BBC. >
As pessoas estavam acostumadas com produtos de vidro e cerâmica, e esse novo recipiente Tupperware precisava ter o ar retirado para fechá-lo.>
Foi a comerciante Brownie Wise quem ajudou a transformar a marca em um nome familiar.>
Wise desenvolveu uma abordagem na qual os vendedores, principalmente mulheres, ofereciam Tupperware a outras mulheres em suas casas, em eventos conhecidos como "festas de Tupperware".>
Earl Tupper acabou contratando Wise, e isso ajudou a impulsionar o crescimento do negócio por meio de festas em casa — algo que por sua vez permitiu que muitas mulheres gerassem renda.>
Mas acredita-se que eles entraram em conflito sobre a estratégia da empresa e, em 1958, Tupper demitiu Wise. >
Ela processou a empresa e recebeu um ano de salário como compensação, afirma Jordan.>
Tupper acabaria vendendo o negócio mais tarde.>
Além de vender produtos em seu site, a empresa ainda utiliza um modelo de comércio direto, onde as pessoas ganham uma porcentagem dos produtos que vendem.>
Em anos recentes, a empresa também começou a vender seus produtos na rede americana de lojas Target, procurando atrair clientes mais jovens e outras redes semelhantes em todo o mundo.>
A empresa também ampliou sua linha de utensílios de cozinha, projetando itens como uma espécie de churrasqueira que funciona no micro-ondas.>
As estratégias para salvar a empresa não tiveram o resultado esperado.>
"A festa acabou há muito tempo para a Tupperware", diz Susannah Streeter, diretora de mercados da consultoria Hargreaves Lansdown.>
"As mudanças no comportamento dos consumidores fizeram com que seus produtos saíssem de moda. Os consumidores começaram a se afastar dos plásticos e a encontrar formas mais ecológicas de armazenar alimentos.">
Neil Saunders, diretor-gerente de varejo da consultoria GlobalData, afirma que a Tupperware "não acompanhou os tempos em termos de seus produtos e distribuição".>
Saunders aponta que o método de vendas diretas através de festas da Tupperware "não se conecta" com os clientes mais jovens, e que mesmo os clientes mais velhos que "se lembram da Tupperware em seu apogeu" mudaram.>
A Tupperware disse em comunicado em março que, em 2022, sua força de trabalho com vendedores diretos diminuiu 18% em comparação com 2021.>
A empresa também foi afetada por políticas de isolamento social na China devido à pandemia de covid-19, o que impactou fortemente o acesso a todos os tipos de produtos.>
Streeter observa ainda que "sérios reveses" nos relatórios financeiros da Tupperware também tiveram um impacto negativo na empresa, incluindo a divulgação incorreta de resultados em 2021 e 2022.>
>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta