> >
Portugal avisa população por SMS que vacinação começa no domingo (27)

Portugal avisa população por SMS que vacinação começa no domingo (27)

Profissionais de saúde que atendem pacientes de Covid serão os primeiros a serem imunizados, assim como idosos que vivem em asilos e maiores de 50 anos com doenças crônicas

Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 17:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alguns países já iniciaram a vacinação contra a Covid-19
Portugal avisa população por SMS que vacinação começa no domingo. (Freepik)

O governo português enviou avisos para a população, por SMS, que a vacinação em geral começará a ser oferecida neste domingo (27).

"COVID19: Vacinação começa amanhã. Vacina facultativa, mas recomendada e gratuita. Aguarde contacto do SNS", diz a mensagem enviada neste sábado (26), citando o Serviço Nacional de Saúde.

A campanha será lançada oficialmente no domingo (27). A primeira aplicação de vacina no país será feita no Porto, às 10h de domingo (27), no hospital São João.

A imunização será dividida em três fases. Profissionais de saúde que atendem pacientes de Covid serão os primeiros, assim como idosos que vivem em asilos e maiores de 50 anos com doenças crônicas que são fatores de risco, como problemas pulmonares e cardíacos.

Na segunda fase, serão imunizadas pessoas com 65 anos ou mais, sem comorbidades. Em seguida, pessoas entre 50 e 64 anos, com doenças como câncer e diabetes.

Na terceira e última fase, a vacina será distribuída para a população em geral, incluindo imigrantes em situação irregular no país. A previsão é que isto seja feito a partir de julho de 2021, com a possibilidade de durar até o primeiro trimestre de 2022.

Este vídeo pode te interessar

O país já assegurou o fornecimento de 22,8 milhões de doses, número suficiente para imunizar toda a população. Foram fechados acordos com seis farmacêuticas. O primeiro lote a ser aplicado será de doses feitas pela Pfizer/BioNTech.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais