Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Facebook bloqueia Nicolás Maduro por defender remédio ineficaz contra covid-19
Desinformação

Facebook bloqueia Nicolás Maduro por defender remédio ineficaz contra covid-19

Presidente da Venezuela usa as redes sociais para divulgar medicamento "milagroso" que neutralizaria a Covid-19. Governo, no entanto, não divulga estudos que comprovem eficácia

Publicado em 28 de Março de 2021 às 08:15

Agência Estado

Publicado em 

28 mar 2021 às 08:15
O Facebook suspendeu por um mês a página do presidente venezuelano Nicolás Maduro, por violar as políticas contra a divulgação de informações falsas sobre a covid-19 e promover um remédio que ele afirma, sem evidências, ser capaz de curar a doença.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse desejar uma rápida recuperação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Crédito: Reuters/Folhapress
Maduro descreveu o Carvativir, uma solução oral derivada do tomilho, erva com usos medicinais e ornamentais, como um medicamento "milagroso" que neutraliza o coronavírus e não apresenta efeito colateral. Não há comprovação científica que apoie a versão. O presidente diz que o Carvativir, chamado por ele de "gotas milagrosas" do médico venezuelano do século 19, José Gregorio Hernández, beatificado pela Igreja Católica Romana, pode ser usado preventiva e terapeuticamente contra a covid-19.
O Facebook retirou do ar um vídeo no qual Maduro promove o medicamento, por violar uma política contra alegações falsas "de que algo pode garantir a prevenção contra covid-19 ou pode garantir a recuperação da covid-19". A plataforma acrescentou: "Seguimos a orientação da Organização Mundial da Saúde que diz que hoje não há medicamento para curar o vírus. Em razão de repetidas violações de nossas regras, também estamos congelando a página por 30 dias, durante os quais ela será somente leitura". A conta de Maduro na plataforma de compartilhamento de fotos Instagram, propriedade do Facebook, não será afetada.
Maduro já havia criticado o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, por não ter sido autorizado a publicar vídeos nos quais falava sobre o medicamento. "Eles censuram todos os vídeos nos quais eu mostro o Carvativir", argumentou o mandatário em 2 de fevereiro. "Quem manda na Venezuela, o dono do Facebook? Quem manda no mundo, o dono do Facebook? Abusadores. Zuckerberg, tremendo abusador. O mundo tem de refletir sobre os abusos das redes sociais. São pessoas multimilionárias que querem impor as suas verdades, as suas razões, os seus abusos ao mundo", acrescentou.
A Organização Pan-Americana de Saúde e a Academia Nacional de Medicina da Venezuela pediram em vão ao governo do país a divulgação de estudos que comprovem a eficácia do Carvativir. (Com agências internacionais).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O desafio institucional e o desafio fiscal do presidente eleito em 25 de outubro
Trecho duplicado da BR 101 no Espírito Santo
Os milhões economizados pelos usuários no novo contrato da BR 101 no ES
Imagem de destaque
Horóscopo do dia 17/10/2026: desafios poderão trazer oportunidades de amadurecimento para os signos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados