Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Amy Acton vence a eleição para governadora de Ohio após disputa acirrada com o bilionário Ramaswamy
Mundo

Amy Acton vence a eleição para governadora de Ohio após disputa acirrada com o bilionário Ramaswamy

A disputa eleitoral esquentou nas últimas semanas depois que o candidato republicano lançou um anúncio com a mãe de Acton.

Publicado em 04 de Novembro de 2026 às 02:33

BBC News Brasil

Publicado em 

04 nov 2026 às 02:33
Imagem BBC Brasil
Crédito: Getty Images

Segundo projeções da CBS News, a democrata Amy Acton derrotou o republicano Vivek Ramaswamy e venceu a disputa pelo governo de Ohio em uma corrida acirrada.

Com essa vitória, Acton se torna a primeira democrata e a primeira mulher a vencer a eleição para governadora de Ohio em duas décadas.

Ohio, um Estado crucial nas disputas eleitorais durante grande parte da década de 2000, votou no republicano Donald Trump nas últimas três eleições presidenciais, incluindo uma vantagem de 11 pontos percentuais em 2024.

Mas a corrida para governador, onde a frustração dos eleitores com a economia e o custo de vida era o tema central, tomou um rumo inesperado depois que a campanha de Ramaswamy lançou um anúncio de ataque profundamente pessoal apresentando a mãe de Acton, com quem ela não tinha contato.

No anúncio, a mãe de Acton, Donna Arthur, disse que sua filha "mentiu a vida inteira". O anúncio não mencionou que o marido de Arthur foi acusado de estuprar Acton quando ela era criança.

O polêmico anúncio pairou sobre as últimas semanas da campanha. Foi criticado pela ex-governadora republicana da Carolina do Sul, Nikki Haley, enquanto o atual governador republicano de Ohio, Mike DeWine, o considerou "profundamente preocupante".

No entanto, alguns a defenderam, incluindo o presidente Trump e o vice-presidente J. D. Vance.

Trump descreveu o anúncio como "impactante" e encorajou Ramaswamy a mantê-lo no ar, enquanto Vance, ex-senador do Estado, disse que gostaria que seus colegas republicanos parassem de "reclamar" do anúncio e que estava "um pouco enojado" com as críticas de integrantes de seu próprio partido.

Imagem BBC Brasil
Vivek Ramaswamy em um evento de campanha Crédito: Bloomberg via Getty Images

Ramaswamy afirmou que sua campanha gastaria US$ 4 milhões (R$ 3 milhões) para veicular o anúncio em todo o Estado.

Após o anúncio começar a ser veiculado, o conselho editorial do jornal local de Ohio, Columbus Dispatch, apoiou Acton, descrevendo o anúncio como "repugnante e perturbador".

O bilionário empreendedor da área de biotecnologia concorreu contra Trump pela indicação republicana à Presidência em 2024. Ele mudou de rumo para a corrida ao governo de Ohio e se apresentou como um político "de fora do sistema" — assim como Trump — que queria desenvolver a agenda "América Primeiro" do presidente.

Em seu discurso após a derrota, Ramaswamy disse que está "torcendo" pelo Estado, assim como por Acton.

Acton é médica e autoridade de saúde pública, e falou sobre sua experiência de falta de moradia na infância enquanto fazia campanha por moradia acessível.

Em seu discurso de aceitação na terça-feira, ela disse: "A cura começa hoje".

"Minha promessa para Ohio, para aqueles que votaram em mim e para aqueles que não votaram, é que trabalharei com todos e que sempre buscarei melhorar a vida dos cidadãos de Ohio", disse ela.

Acton sucede ao governador republicano Mike DeWine.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
James Talarico se torna o primeiro democrata a conquistar uma cadeira no Senado pelo Texas desde 1988
Imagem de destaque
Republicanos da Flórida derrotam democratas e Estado elege primeiro governador negro
Imagem BBC Brasil
Democrata Roy Cooper conquista vaga no Senado da Carolina do Norte, antes ocupada por republicano

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.