Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • MUG: nosso produto principal é a felicidade
Patrick Rocha

MUG: nosso produto principal é a felicidade

Diretor administrativo explica como funciona o planejamento da escola de samba: "Tudo regado a samba e profissionalismo, o caminho para a sustentabilidade do nosso bem maior, o desfile"

Publicado em 29 de Janeiro de 2018 às 22:06

Públicado em 

29 jan 2018 às 22:06

Colunista

Numa escola de samba, o cenário é formado por batuques, ginga, sorrisos e brilhos. Por trás de tudo isso existe um trabalho árduo, visto por poucos: a gestão. Gerenciar estrategicamente uma instituição carnavalesca não é fácil nesse cenário impactado pela recessão mundial. Só mesmo a criatividade do sambista para equilibrar-se financeiramente, gerando receita compatível com os gastos. É o caminho que trilhamos. A Mocidade Unida da Glória, desde 2010, realizou seu planejamento estratégico para 10 anos, e vem revisitando esse trabalho e norteando seu valores, visão e missão.
Para entender os anseios da nossa comunidade mantemos uma diretoria ativa, capitaneada por um sábio e experiente presidente, trabalhando 7 dias por semana 12 meses por ano ouvindo e atendendo os segmentos da escola. Além disso, fortalecemos a comunicação institucional da escola por meio das redes sociais que noticiam, brincam e interagem diretamente com o folião curtidor e funcionam como estratégia poderosa de transparência da gestão.
Sabemos que nosso produto principal é a felicidade e esse sentimento é tão fugaz que na nossa fábrica de alegria temos que produzi-la a todo momento e em grandes fornalhas. Trabalhamos na produção e terceirização de eventos gastronômicos, tais como feijoadas, mariscadas e churrascadas, além de organizar ensaios show e apresentações externas. Tudo regado a samba e profissionalismo, o caminho para a sustentabilidade do nosso bem maior, o desfile.
Planejar a agenda do ano é fundamental para o sucesso do trabalho administrativo, organizado em planilhas precisas, duras e frias sem nenhum glamour. Mas esse é um luxo necessário para poder embasar decisões corretas. Faço parte do corpo diretor da MUG e garanto que a missão é dura. Juntamente com outros diretores aprendemos em conjunto a administrar números, decisões e emoções, tudo isso “no sapatinho”. Na avenida dos recursos humanos, também entra um desafio e tanto: gerenciar voluntários, pessoas que não têm salário, que trocam horas de trabalho em troca da felicidade de servir. É preciso, num exercício diário, muita educação, paciência, ouvidos e sabedoria para conduzir os trabalhos que precisam ser executados.
No dia 3 de fevereiro vamos entrar no Sambão do Povo finalizando um projeto lindíssimo, desfilaremos “Amores no Carnaval”. Vale um lembrete: já estamos no planejamento de 2019 e 2020. E vamos assim trabalhando sem deixar o samba morrer.
Avante, minha Mocidade!
*O autor é especialista em Gestão do Conhecimento e em Comunicação e Mídias Sociais e diretor administrativo da MUG
 

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Jardel Sipriano Caetano, nasceu em São Mateus
Capixaba morre atingido em ataque de drone na Guerra da Ucrânia
Imagem de destaque
Conselhos ganham espaço nas médias empresas e viram motor de crescimento com controle
Imagem de destaque
Benefícios das hortaliças: 8 opções para uma alimentação mais saudável

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados