> >
Veja trajetória do capixaba Savinho até a Seleção Brasileira

Veja trajetória do capixaba Savinho até a Seleção Brasileira

Natural de São Mateus, atacante foi convocado pela primeira vez pelo treinador Dorival Júnior na tarde desta sexta-feira (1)

Publicado em 1 de março de 2024 às 16:01

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Savinho vem sendo um dos destaques da campanha histórica do Girona
Savinho vem sendo um dos destaques da campanha histórica do Girona. (Instagram @gironafc/Reprodução)

O atacante Savinho foi convocado pela primeira vez para representar a Seleção Brasileira na tarde desta sexta-feira (1). O capixaba está na lista dos 26 atletas chamados pelo novo treinador, Dorival Júnior, que vão disputar os amistosos contra Inglaterra e Espanha nos dias 23 e 26 de março, respectivamente.

O jovem de apenas 19 anos é um dos brasileiros com maior destaque no futebol europeu na atual temporada, contribuindo para a campanha histórica do Girona no Campeonato Espanhol. No entanto, o jogador natural de São Mateus percorreu um longo caminho até a primeira convocação. Conheça a trajetória do jogador!

Base no Galo

Savinho chegou na base do Atlético Mineiro aos 14 anos de idade
Savinho chegou na base do Atlético Mineiro aos 14 anos de idade. (Pedro Souza/Atlético-MG)

Savinho começou a trajetória nas categorias de base do Atlético Mineiro, de Minas Gerias, em 2018, quando tinha apenas 14 anos. Segundo o próprio jogador, foi descoberto jogando em campos de areia em São Mateus, sua cidade de origem, e lá chamou a atenção do clube mineiro.

Com um ótimo desempenho na base, o atacante queimou etapas e assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em 2020, quando tinha somente 16 anos de idade, com uma multa rescisória de 60 milhões de euros.

As boas atuações o fizeram chegar até as categorias de base da Seleção Brasileira, onde era considerado pelos profissionais que o acompanhavam no dia a dia como um dos melhores da posição no país.

Savinho em ação pela Seleção Brasileira de base
Savinho em ação pela Seleção Brasileira de base. ( Reprodução/Instagram)

Chegada aos profissionais

Estreia de Savinho nos profissionais do Atlético
Estreia de Savinho nos profissionais do Atlético. (Pedro Souza/Atlético)

Após se destacar na base, Savinho foi integrado ao elenco profissional do Atlético em 2020, e estreou no time principal no dia 19 de setembro, na vitória da equipe diante do Atlético Goianiense por 4 a 3. No ano seguinte, conquistou ainda mais espaço e fez parte do elenco que foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Foi no dia 19 de maio de 2022 ele marcou o primeiro gol como profissional. O atacante foi às redes e fechou a vitória do Atlético Mineiro por 3 a 1 diante do Independente del Valle, no Mineirão, válido pela Libertadores da América.

Savinho comemorando seu primeiro gol como jogador profissional
Savinho comemorando seu primeiro gol como jogador profissional. (Pedro Souza / Atletico)

Venda para o Grupo City

Savinho foi emprestado ao PSV, mas não obteve sucesso no futebol holandês
Savinho foi emprestado ao PSV, mas não obteve sucesso no futebol holandês. (PSV/Divulgação)

Após ser citado pelo jornal inglês The Guardian como um dos 60 jovens mais promissores do futebol mundial, Savinho passou a chamar a atenção de diversos clubes europeus, que observaram o potencial do atleta. No dia 30 de junho de 2022, o Atlético Mineiro anunciou a venda do jogador para o Grupo City, que controla o Manchester City, da Inglaterra, pelo valor de 6,5 milhões de euros.

Inicialmente ele foi alocado ao Troyes, da França, mas não chegou a atuar por lá. No dia 22 de julho, foi anunciado pelo PSV, da Holanda, por empréstimo. Por lá, não teve uma boa atuação e jogou apenas oito vezes, sem nenhum gol marcado no período em que esteve no clube.

Chegada ao Girona

Savinho em sua apresentação no Girona
Savinho em sua apresentação no Girona. (Girona/Divulgação)

Ao fim do contrato de empréstimo na Holanda, Savinho foi anunciado pelo Girona, da Espanha, um dos clubes controlados pelo Grupo City. O objetivo era fazer o jogador ter mais tempo de jogo e se desenvolver. Deu certo: o capixaba é uma das estrelas da equipe que tem surpreendido na atual temporada - o clube disputa o título do Campeonato Espanhol com o Real Madrid.

São 25 atuações como titular no campeonato até o momento, 7 gols e 7 assistências, além de uma média de 81 minutos de participação por jogo e 2 presenças na equipe da semana. Ele tem se destacado tanto que passou a despertar o interesse de grandes clubes europeus. 

Comprado pelo Manchester City

Fruto do seu bom desempenho, o Manchester City, principal equipe do grupo que controla o Girona, decidiu comprar o jogador, que vai integrar o elenco treinado por Pep Guardiola na próxima temporada. Segundo a imprensa europeia, o brasileiro teve ofertas de clubes da Alemanha e da Inglaterra na casa dos 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 214 milhões), que foram recusadas. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais