> >
Pioneiro: conheça o primeiro negro campeão pelo Botafogo

Pioneiro: conheça o primeiro negro campeão pelo Botafogo

Em 1907, sócio benemérito do Alvinegro lutou contra medida que proibia registro de atletas negros em competições profissionais; lateral Paulino de Souza foi campeão carioca...

Publicado em 2 de junho de 2020 às 09:00- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
(Reprodução)

O Botafogo é um dos pioneiros do futebol brasileiro na luta contra o racismo. O clube de General Severiano teve o primeiro jogador negro campeão carioca, em 1907. Trata-se de Paulino de Souza, lateral-direito da equipe. Como a época acarretava um período lotado de preconceitos, o atleta e o Alvinegro passaram por problemas para chegar à glória.

Em maio de 1907, a Liga Metropolitana de Sports Athleticos, que cuidava das competições esportivas do Rio de Janeiro na época, afirmou que não aceitaria registros de jogadores negros no Campeonato Carioca, que iria para a segunda edição de sua história.

Um sócio benemérito do Botafogo não aceitou a decisão e afirmou, mesmo com a medida, que não deixaria de escalar Paulino de Souza, um dos laterais do Alvinegro, caso precisasse. Dito e feito, já que o defensor atuou na campanha do Estadual de 1907.

No final das contas, Paulino de Souza faria história, sendo parte do elenco do primeiro título do Botafogo - além disto, também foi o primeiro jogador negro a conquistar o troféu do Campeonato Carioca. O polêmico troféu de 1907, que foi dividido com o Fluminense no tribunal anos depois, ficou marcado em General Severiano. Paulino, por sua vez, como um marco à luta contra o racismo no futebol.

Em 1907, vale ressaltar, Botafogo e Fluminense terminaram empatados em número de pontos no Campeonato Carioca. O Tricolor se intitulou campeão, mas o Alvinegro afirmou que não havia regulamento à época que justificasse o critério de desempate por saldo de gols, dando a sugestão de fazer uma final em jogo único, o que fora recusado pelo clube das Laranjeiras. Em 1996, foi decidido que o título seria dividido entre os dois rivais.E MAIS:Botafogo aceita proposta e Vinícius Tanque fica no CartagenaBotafogo inicia venda de ingressos para final do Brasileiro de 95Advogado do Botafogo é citado em investigação no Governo WitzelP. Raul e Nazário vivem expectativa de retomar parceria no BotafogoLUTA CONTRA O RACISMO​Em 2014, em uma partida contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Botafogo "quebrou o estatuto", e entrou em campo com a camisa tendo a lista central da cor branca - tradicionalmente, ela é preta. Foi de propósito.

O clube quis passar o seguinte recado: "Se você não percebeu a camisa invertida, é porque a cor não faz a menor diferença". Após a execução do hino nacional, os jogadores colocaram a camisa tradicional, com a listra central da cor preta, e a bola rolou.

Este vídeo pode te interessar

- Nosso objetivo é convocar a torcida, não só a do Botafogo, mas todas as torcidas do mundo, para vestirem a camisa da luta contra o preconceito racial no esporte - afirmou Maurício Assumpção, então presidente do Botafogo, sobre a ação, em 2014.(Foto: Vitor Silva/Botafogo) E MAIS:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais