Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Políticas fiscais

Assembleia do ES adere a programa federal de transparência fiscal

Com a aprovação da medida, Estado garante direito a benefício fiscal previsto em lei federal

Publicado em 22 de Outubro de 2026 às 11:09

Julia Camim

Publicado em 

22 out 2026 às 11:09

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, em sessão extraordinária virtual realizada nesta quinta-feira (22), a adesão do Estado ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal, que tem o objetiv de reforçar a transparência fiscal de Estados e municípios e compatibilizar as respectivas políticas fiscais com a da União.


Com a adesão, o governo estadual terá, em 2027, espaço fiscal equivalente a 0,75% da Receita Corrente Líquida (RCL) para contratar operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, conforme as regras federais para entes que participam de programas de ajuste fiscal.


O programa é previsto em lei complementar federal, e a proposta de adesão foi encaminhada à Ales pelo governador Ricardo Ferraço (MDB). A votação foi em regime de urgência. 


Caso a adesão capixaba não se efetivasse até o próximo dia 31, a mudança aconteceria automaticamente até junho do próximo ano, com espaço fiscal de apenas 0,3% da RCL.


O projeto, aprovado nas comissões de Justiça e Finanças e em plenário, segue agora para a sanção do governador em até 15 dias.

Leia mais sobre Política

Assembleia do ES adere a programa federal de transparência fiscal

Ricardo abre a caixa de ferramentas e vai com tudo para o ataque

Quem é Tião do Jaburu, que vai assumir vaga de Baiano do Salão na Câmara de Vitória

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Crime aconteceu na noite de quarta-feira (21)
Jovem é executado dentro de carro e colega escapa de ataque em Colatina
Imagem de destaque
Prefeitura de Santa Maria de Jetibá prorroga inscrições de concurso para Guarda Municipal
Juliana Paulo Pinto
Grávida esquartejada e queimada é sepultada após uma semana em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.