> >
37 ministros: conheça o time de Lula para seu terceiro mandato

37 ministros: conheça o time de Lula para seu terceiro mandato

Primeiro escalão do novo governo tem nomes de nove partidos, presidenciáveis, vários ex-ministros e pessoas sem vínculo partidário

Publicado em 1 de janeiro de 2023 às 08:39

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

Com um recorde de 37 ministros no seu primeiro escalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o seu terceiro mandato neste domingo (1º) com uma equipe bastante heterogênea, refletindo em parte os apoios que recebeu durante a eleição vitoriosa em 2022. São 14 ministérios a mais do que no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após muitas especulações e costuras nos bastidores para atender a base aliada ao governo, os últimos nomes foram anunciados na quinta-feira (29). O desenho final da Esplanada contempla representantes de nove partidos que estiveram na coligação do petista ou que anunciaram apoio após a vitória de Lula. Há, ainda, 11 indicados que não têm vínculo partidário, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

O PT fica com o maior número de pastas, 10, incluindo algumas que são caras à agenda da sigla, como Fazenda, Educação e Desenvolvimento Social, esta última responsável por tocar a volta do programa Bolsa Família. Na sequência vêm o MDB de Simone Tebet, o PSD e o União Brasil, cada um com três pastas. As legendas são importantes para a articulação do governo no Congresso. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais