> >
Morre médico veterinário que atendia há mais de 30 anos no ES

Publicado em 19 de junho de 2022 às 15:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Faleceu na madrugada deste sábado (18) o médico veterinário Antônio Carlos Cruz Franco, aos 61 anos. Ele atuava há mais de 30 anos atendendo pequenos animais, como cachorros e gatos, e era considerado uma referência na área no Espírito Santo.

Franco era proprietário da JCM Veterinária, clínica localizada em Bento Ferreira, Vitória, e também foi presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Estado (Anclivepa-ES). 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) publicou nas redes sociais sobre o falecimento de Franco, que é descrito como um "desbravador da medicina veterinária em pequenos animais" e um "mestre e referência para muitos veterinários, estudantes e recém-formados que tiveram o prazer de estagiar, aprender e conviver com ele".

"Foi um semeador de conhecimento técnico-científico através da Anclivepa-ES. Sua contribuição para a medicina veterinária foi enorme e de grande valia", destacou o CRMV-ES em nota de pesar.

Após 25 anos trabalhando ao lado de Franco, a médica veterinária Ludmila Gomes Fernandes o descreve como um mestre. Ela foi estagiária e, depois, anestesista na clínica dele. Além de colega de trabalho e amigo, para ela, Franco era uma referência.

"Sempre trabalhei junto com ele, então foi meu mestre. Ele era um excelente profissional, que amava a profissão. Dificilmente algum animal saia de uma consulta com ele sem o devido diagnóstico. Sempre será um grande personagem do nosso ramo no Espírito Santo", afirmou.

Amigo de décadas do veterinário, o biólogo João Luiz Gasparini conta que o falecimento de Franco pegou a todos de surpresa. "Foi uma notícia terrível, muito triste", disse. Ele conta que o veterinário tinha duas grandes paixões: os animais e as motos.

O veterinário Antônio Carlos Cruz Franco
O veterinário Antônio Carlos Cruz Franco. (João Luiz Gasparini)

"Ele era um apaixonado por motos e um gênio da veterinária. Para mim ele era um mentalista, que vê o quadro e já prevê o que houve. Parecia ter sexto sentido. Era muito estudioso, pesquisador e inquieto. Um grande amigo que parte", destacou Gasparini.

Aspas de citação

Já presenciei ele fazendo milagres para salvar animais. Ele tinha um dom de dar sempre um diagnóstico certeiro

João Luiz Gasparini
Biólogo e amigo
Aspas de citação

Já a médica veterinária Tatiana Sacchi, comentarista da CBN Vitória, afirmou que Franco elevou o nível da área no Estado, através da transmissão do seu conhecimento e dos inúmeros cursos e congressos que organizou.

"Ele foi e sempre será a pessoa querida, uma referência profissional que me acolheu quando cheguei no ES. Me ajudou a abrir as portas da profissão no Estado e fora dele, sempre me colocando à prova e me instigando a ser uma profissional melhor, transmitiu ensinamentos valiosos de profissão e de vida, ajudou a construir fortes vínculos profissionais e de amizade que perduram até hoje e me fez crescer muito como pessoa. Estou certa que esse foi o principal legado dele na vida e na carreira de toda uma geração de médicos-veterinários", disse.

Este vídeo pode te interessar

O sepultamento de Antônio Carlos Cruz Franco foi realizado ainda no sábado, em Vila Velha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais