> >
Escritor e jornalista Artur Xexéo morre no Rio, aos 69 anos

Publicado em 27 de junho de 2021 às 21:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O escritor e jornalista Artur Xexéo morreu neste domingo (27), aos 69 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratamento de um câncer, mas acabou não resitindo à doença.

Também diretor de teatro, tradutor, colunista de O Globo e comentarista da GloboNews, Xexéo foi diagnosticado com um linfoma não-hodgkin de célula T duas semanas atrás. Na sexta-feira (25), teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu na noite deste domingo (27).

Nascido no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1951, o jornalista começou a sua carreira no Jornal da Brasil e, depois, passou por redações de importantes veículos de comunicação do país, entre eles as revistas Veja e IstoÉ. Na década de 1980, ingressou em O Globo, onde foi o primeiro editor do caderno Rio Show e, em seguida, comandou o Segundo Caderno, consolidando a sua relação com o jornalismo cultural, o qual nunca abandonou. 

Seu estilo de escrita leve e certeiro rendeu-lhe o convite para ser colunista ainda na década de 1990. Em 2000, estreou na Rádio CBN ao lado do também escritor Carlos Heitor Cony e, em 2010, levou seus comentários para a GloboNews, canal de notícia em que integrava o elenco fixo do programa "Estúdio i", comandado por Maria Beltrão de segunda a sexta, à tarde. Ao lado da mesma jornalista, estreou em 2015 como comentarista do Oscar.

Este vídeo pode te interessar

Entre os livros publicados por ele estão "Janete Clair – A Usineira dos Sonhos" (1996), "O Torcedor Acidental" (2010) e, o mais recente, Hebe: A Biografia (2017). No teatro, sua última contribuição foi a adaptação do musical "A Cor Púrpura", baseado em livro de  Marsha Norman e dirigido por Tadeu Aguiar em 2019.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais