Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Capixaba
  • Norte
  • Operação que investiga fraude em coleta de lixo tem nova fase no Noroeste
MPES

Operação que investiga fraude em coleta de lixo tem nova fase no Noroeste

Ecoporanga e São Gabriel da Palha são alvos da nova fase, denominada "Ecos do Inhambu". A operação investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em diversas cidades do Estado

Publicado em 06 de Junho de 2019 às 15:00

Publicado em 

06 jun 2019 às 15:00
Os municípios de Ecoporanga e São Gabriel da Palha, na região Noroeste do Estado, são os novos alvos da quarta fase da Operação Varredura, denominada “Eco do Inhambu” e deflagrada na manhã desta quinta-feira (06). A operação investiga fraudes em contratos no setor de coleta e tratamento de lixo em diversas cidades do Estado.
São cumpridos mandados de prisão temporária e também seis mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Ecoporanga e na Secretaria de Meio Ambiente do município, e nas residências dos investigados, nas duas cidades.
O objetivo é apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos para apurar a suposta prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, entre outros. Além de auxiliar o procedimento investigativo em questão, as provas colhidas nesta etapa serão usadas em outras apurações sigilosas em curso.
A operação é comandada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da Promotoria de Justiça de Ecoporanga, com participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES. As investigações são conduzidas por cinco promotores de Justiça.
Nova fase da Operação Varredura cumpre mandados no Noroeste do ES
AS FASES DA OPERAÇÃO
A primeira fase da Operação Varredura foi deflagrada em 29 de agosto de 2017, em São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Vila Velha. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três de conduções coercitivas.
O objetivo foi apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a suposta prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude a licitação, tráfico de influência, dentre outros
O nome da operação é uma referência à necessidade de varrer a corrupção no setor de coleta e tratamento de resíduos sólidos em municípios do Estado.
Em 31 de agosto de 2017, foi deflagrada a segunda fase da operação, nos municípios de Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Baixo Guandu. Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões, cinco mandados de conduções coercitivas e dois mandados de prisão preventivos.
O empresário Richelmi Milke, dono da empresa RT Empreendimentos e Serviços Ltda, foi preso em São Gabriel da Palha. Também foram apreendidos documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais.
A terceira fase foi deflagrada no dia 26 de fevereiro deste ano, sob a denominação de “Retomada”, nos municípios de Montanha, São Gabriel da Palha, Colatina e João Neiva. Foram cumpridos sete mandados de buscas e apreensões, sendo apreendidos cinco celulares, três notebooks, dois computadores (CPU), além de 68 folhas de cheque assinadas e preenchidas no valor de R$ 1 mil e vasta documentação referente a processos licitatórios.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Governo Trump manda delegado da PF que ajudou ICE a prender Ramagem deixar os EUA
Agência do Banco do Brasil em Baixo Guandu voltou a funcionar normalmente
Agência do Banco do Brasil volta a abrir em Baixo Guandu
Viatura da Polícia Militar
Criminosos invadem obra e causam prejuízo de R$ 50 mil na Praia da Costa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados