> >
Mais três praias de Linhares são atingidas por fragmentos de óleo

Mais três praias de Linhares são atingidas por fragmentos de óleo

Os órgãos ambientais e as Forças Armadas recolheram a substância em dez praias no Norte do Espírito Santo, três delas foram novos locais em Linhares

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 22:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Mais três praias capixabas foram atingidas pelos fragmentos do óleo que contaminou o litoral nordestino. Os novos pontos foram no litoral de Linhares. São elas: Degredo, Povoação e Cacimbas. Outras sete praias voltaram a receber o resíduo.

Mais três praias de Linhares são atingidas por fragmentos de óleo

Ao todo já foi recolhido o material em dez praias localizadas em três cidades: Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), as contaminações por óleo foram registradas, até a tarde desta segunda-feira (11), nos seguintes locais:

  • Conceição da Barra - Itaúnas
  • São Mateus - Guriri, Barra Nova Norte, Barra Nova Sul, Praias das Pedras e Urussuquara
  • Linhares - Pontal do Ipiranga, Degredo, Povoação, Cacimbas

Rebio de Combios em Linhares. (Ibama)

Novos fragmentos voltaram a ser encontrados em Itaúnas, Guriri, Urussuquara e Pontal do Ipiranga. E desta vez, segundo o superintendente do Ibama, Diego Libardi, os resíduos chegaram ainda a novos pontos de Linhares.

Mas até o final da tarde desta segunda-feira (11), o litoral na região de Comboios, em Linhares, onde está localizada uma das bases do Projeto Tamar – um programa de conservação das tartarugas marinhas –, não havia sido afetado pela contaminação. "A região não foi atingida até o momento", explicou Libardi.

Segundo o superintendente do Ibama, as equipes estão atuando rapidamente para retirar todo o resíduo que aparecer no litoral capixaba. Ele voltou a assinalar que a população não deve ter contato com o material, que é tóxico e cancerígeno. "A orientação é ligar para o 185 e esperar que as equipes especializadas cheguem ao local para fazer o recolhimento do produto. As Forças Armadas estão agindo rápido, não precisa recolher o material", destacou.

AVES CONTAMINADAS

Este vídeo pode te interessar

Também chegaram ao Estado, na tarde desta segunda-feira, dois Atobás. São aves migratórias que voam a grandes distâncias e que foram capturadas com pequenas manchas de óleo em suas penas. "São aves que vieram de Abrolhos, mas que não foram contaminadas no Espírito Santo", explicou o superintendente do Ibama.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais