> >
Visitação na Igreja do Rosário fica suspensa após rachadura em muro

Visitação na Igreja do Rosário fica suspensa após rachadura em muro

O Iphan afirma que a estrutura da igreja, que tem 242 anos de construção, não foi atingida pela rachadura verificada no muro.

Publicado em 21 de maio de 2019 às 22:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chão cede e causa rachadura em muro de contenção da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Vitória. A CUT, que funciona ao lado, também foi interditada pela Prefeitura de Vitória. (Eduardo Dias)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro de Vitória, que tem 242 anos de história, está fechada para visitação por tempo indeterminado. As chuvas do último final de semana causaram rachaduras no muro de contenção da entrada da igreja. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a escadaria e o pátio da igreja foram interditados por causa do risco de desabamento do muro. A igreja, no entanto, não teve a estrutura abalada, de acordo com o Instituto.

Por causa do risco com o muro, a sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que funciona no prédio ao lado, também foi interditada pela Prefeitura de Vitória. O deslocamento de terra também quebrou parte do guarda-corpo do jardim da igreja.

Visitação na igreja do Rosário em Vitória, é suspensa por risco de deslizamento

Uma placa informando que o prédio da CUT está interditado foi colada no portão de entrada do edifício. Fitas de contenção para impedir a passagem de pedestres foram colocadas na escadaria do Rosário e no jardim da igreja.

Chão cede e causa rachadura em muro de contenção da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Vitória. A CUT, que funciona ao lado, também foi interditada pela Prefeitura de Vitória. (Eduardo Dias)

VISITAÇÃO DO PÚBLICO ESTÁ SUSPENSA

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é administrada pela Irmandade de São Benedito do Rosário e pelo Iphan. O secretário da irmandade, Walace Bonicenha, afirmou que a visitação do público à igreja está suspensa por tempo indeterminado.

A medida de segurança foi adotada pois um possível deslizamento da encosta atingiria diretamente a escadaria de acesso ao templo. Bonicenha afirmou que a irmandade já solicitou a avaliação de um engenheiro civil para a elaboração de um projeto para reforma do muro danificado.

"A princípio, a suspensão deve durar de uma semana a 10 dias. Ainda precisamos esperar o laudo da vistoria da Defesa Civil de Vitória. Já entramos em contato com um engenheiro, ele vai visitar o local amanhã (quarta-feira). Um projeto para recuperação do muro será elaborado e depois teremos que conseguir recursos para a obra", explicou Walace Bonicenha.

CUT MUDARÁ DE SEDE TEMPORARIAMENTE

A CUT, que funciona ao lado, também foi interditada pela Prefeitura de Vitória. (Eduardo Dias)

O presidente na CUT no Espírito Santo, Jaceir Alves Fernandes, afirma que uma equipe da entidade esteve no prédio para organizar a retirada dos equipamentos e que ainda procuram um novo local para o funcionamento da sede.

"A questão é pelo risco de deslizamento do muro da Igreja do Rosário em cima da CUT, porque tem muito tempo que não se faz manutenção. O chão cedeu uns 10 centímetros e ontem, depois que a prefeitura fez uma vistoria, eles pediram que a gente desocupasse. Ainda estamos localizando um novo lugar para funcionar a sede", explica.

PRÉDIO HISTÓRICO

Este vídeo pode te interessar

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi iniciada em 1765 e durou dois anos. Construída em pedra e cal, seu interior é composto por nave, capela-mor, sacristia e um corredor com ossos de antigos integrantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Tombada em 1946 como Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja preserva as características originais de sua construção em estilo Barroco e retrata o período colonial do Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais