> >
Uso de cigarro ou bebida alcoólica reduz entre jovens em Vitória

Uso de cigarro ou bebida alcoólica reduz entre jovens em Vitória

Dados são de 2015 e comparados com a pesquisa do IBGE feita em 2009, considerando alunos no 9º ano do ensino fundamental

Publicado em 8 de abril de 2019 às 21:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PenSE), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que em Vitória o número de alunos de escolas privadas e públicas, matriculados no 9º ano do ensino fundamental, que já fumaram cigarro ou já ingeriram bebida alcoólica diminuiu entre 2009 e 2015.

De acordo com o IBGE, em 2009, a porcentagem de alunos do sexo masculino, que já fumaram cigarro pelo menos uma vez, era de 23,6%. Em 2015 caiu para 19,6%. Já entre o sexo feminino, em 2009, era de 27,4%, caindo para 21% em 2015.

ESPÍRITO SANTO

Pesquisas anteriores do PenSE foram realizadas somente em Vitória, o que não permite dados comparativos com o resultado encontrado em 2015, quando o estudo contemplou todo o Estado. 

Os dados de 2015, considerando todo o Estado, mostram que o público feminino é o que teve o maior percentual no uso de bebidas alcoólicas, com 23,6%, comparado a 18,7% de estudantes do sexo masculino.

Já no consumo de cigarro, em todo o Estado, quem está com o maior percentual é o público do sexo masculino, com 18,3%. O feminino é de 16,9%.

BULLYING EM VITÓRIA

Na pesquisa realizada em 2015 nas instituições de ensino localizadas na Capital, 56,5% dos alunos, de ambos os sexos, disseram que nunca foram humilhados pelas provocações de colegas de classe. 36,7% responderam que raramente ou às vezes sofrem algum tipo de bullying. Já 6,8% informaram que na maior parte do tempo ou sempre sofrem provocações no ambiente escolar.  

PESQUISA 2019

Entre abril e junho deste ano, o IBGE vai realizar em escolas de diversas cidades do país, a 4ª edição do Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. A pesquisa tem como objetivos conhecer e dimensionar fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes; subsidiar o monitoramento da saúde dos estudantes do país e orientar ações de saúde destinadas ao grupo populacional.

Este vídeo pode te interessar

O PeNSE vai ouvir mais de 187 mil estudantes. No Espírito Santo, serão ouvidos cerca de 8 mil alunos em 177 escolas selecionadas para a pesquisa. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais