Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • Tradicional terço da Festa da Penha é erguido no Campinho do Convento
FESTA DA PENHA 2019

Tradicional terço da Festa da Penha é erguido no Campinho do Convento

O terço, que este ano pesa cerca de 50 kg e contra com mais 5 mil flores de EVA em sua composição, foi erguido pelo Corpo de Bombeiros

Publicado em 20 de Abril de 2019 às 16:00

Publicado em 

20 abr 2019 às 16:00
Terço gigante é erguido para Festa da Penha 2019 Crédito: Fernando Madeira
Na manhã deste sábado (20) foi erguido no Campinho do Convento um dos principais símbolos da Festa da Penha: o tradicional terço gigante. Há 20 anos ele é colocado entre as palmeiras do Campinho, sempre no período em que se inicia as festividades em devoção à Nossa Senhora da Penha, que começa neste domingo de Páscoa (21).
Tradicional terço da Festa da Penha é erguido no Campinho do Convento
Todos os anos é transmitido através do terço um ensinamento ou tradição da Igreja Católica. Uma espécie de catequese através do objeto de devoção. Segundo o médico Osmar Salles, que é o idealizador do terço, uma medalha com a logomarca oficial da festa foi colocada no terço a pedido do próprio Convento. Salles destaca que o papel da festa este ano destaca o momento da anunciação, quando Maria se despoja completamente e aceita o plano de Deus em sua vida.
"O pedido especial do Convento serviu para fazer uma linguagem única, considerando que a primeira frase que Maria fala, em anuência ao chamado de Deus para a maternidade divina é 'Eis aqui a serva do Senhor'. Se coloca totalmente humilde e confiante com aquilo que ela nem sabia como seria. Ela não se preocupou com aquilo que viria, totalmente se colocou nas mãos de Deus, aceitou o plano", conta Salles.
Terço gigante é erguido para Festa da Penha 2019 Crédito: Fernando Madeira
O terço, que este ano está pesando cerca de 50 kg e conta com mais 5 mil flores de EVA em sua composição, foi erguido pelo Corpo de Bombeiros. Por conta do peso e das lâmpadas de LED, foi necessário subir com a peça por partes. Trabalho que foi abrilhantado pela apresentação da banda de congo e que surpreendeu até o frei Paulo Roberto, guardião do Convento.
"Foi uma coincidência muito feliz, enquanto o terço estava sendo erguido, os tambores do congo tocando. É bom que se diga, eles ficam silenciados durante os 40 dias da quaresma, essa é a primeira vez que eles estão tocando", revelou o frei.
A aposentada Laura Venturini é devota da Virgem das Alegrias e visitou o Convento pela manhã. Ela aproveitou para acompanhar a instalação do terço e se emocionou com o trabalho dos Bombeiros no local. Dona Laura destaca que este é um momento de gratidão à todo amor que Nossa Senhora tem pela humanidade.
"Pra mim é muito importante, não tem nem explicação. Uma gratidão. É uma coisa tão linda que Nossa Senhora tem pela humanidade. As pessoas não reconhecem, não sabem, mas é muito lindo, estou muito emocionada."
A Festa da Penha 2019 acontece entre os dias 21 e 29 de abril e tem como temática a passagem bíblica de Lucas (1,38) "Eis aqui a serva do Senhor", com uma programação de missas, romarias, vigílias e apresentações culturais.
(com informações de Bárbara Caldeiras)

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Viatura da Polícia Militar
Duas pessoas são baleadas durante confronto em bairro de Vila Velha
Imagem de destaque
Governo Lula quer evitar desgaste com fila do INSS e prevê zerar pedidos represados
Rede de gás canalizado da ES Gás
ES Gás alcança marca de 100 mil consumidores e acelera expansão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados