> >
Há 80 anos, avião caiu no Batalhão do Exército e deixou feridos no ES

Há 80 anos, avião caiu no Batalhão do Exército e deixou feridos no ES

A aeronave Waco-Cabine C-57, que saiu do Rio de Janeiro, ficou com a hélice presa em fios de energia, ao tentar lançar uma mala com correspondência na área do quartel

Publicado em 13 de junho de 2019 às 20:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avião caiu no 38° Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. (Cedoc | Rede Gazeta)

Há 80 anos, no dia 12 de maio de 1939, o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, localizado na Prainha, em Vila Velha, foi palco de um acidente aéreo que deixou feridos. A aeronave do exército, Waco-Cabine C-57, que havia saído do Rio de Janeiro, ficou com a hélice presa em fios de energia, ao tentar lançar uma mala com correspondência na área do quartel, em Vila Velha.

De acordo com publicação de A Gazeta, à época, dentro da aeronave estavam o tenente Hildebrando Miranda - que pilotava o avião - com os tripulantes, Antenor Augusto de Carvalho, Maurílio Freire e Paulo Freire.

Campo do 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. (Sidney Magno Novo/GloboEsporte.com)

O avião iria lançar uma mala, quando uma manobra fez a aeronave atingir em cheio nos fios. O piloto perdeu o controle do avião, o motor se desligou, e foi tentada uma aterrissagem forçada em um campo do quartel, mas os esforços foram em vão. A aeronave atingiu um telhado, invadindo um alojamento, onde estavam descansando alguns oficiais. Não foi divulgado o número oficial de feridos.

Aspas de citação

Todas as manobras efetuadas pelo aviador foram, angustiosamente, acompanhadas em terra por vários oficiais, desde o momento em que a hélice se embaraçou no fio

Noticiário de A Gazeta
Aspas de citação

PRIMEIROS SOCORROS

Após o acidente, alguns oficiais foram até ao alojamento para prestar atendimento às vítimas, que foram retiradas dos escombros. O piloto foi socorrido e levado à enfermaria dos oficiais para ser atendido pelo médico Dório Silva. 

No Hospital da Polícia Militar, onde Antenor Augusto ficou internado, ele contou que, ao atingir o ponto entre o Convento da Penha e o Morro do Moreno, ele percebeu algo de estranho e sentiu que o avião ia cair.

"Quando todos já tínhamos o desastre como irremediável, notei no campo do quartel o pânico que se estabelecera, pois víamos vultos que corriam em todas as direções, o que importava dizer que era angustiosa a nossa situação, pois todos os tripulantes e assistentes esperávamos somente o choque", disse Antenor ao jornal. 

A equipe do Gazeta Online entrou em contato com o Batalhão de Infantaria para obter mais detalhes do acidente, mas, por meio de nota, a assessoria informou que não há informações sobre o caso nos acervos do local. 

38º Batalhão de Infantaria (BI) na Prainha, em Vila Velha. (Fernando Madeira)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais