> >
Como o ES está preparado para tratar casos de coronavírus?

Como o ES está preparado para tratar casos de coronavírus?

O governo estabeleceu um plano de ação para atuar em situações de suspeita ou confirmação de contaminação

Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 21:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Exame de sangue é necessário para análise dos casos suspeitos de coronavírus. (Pixabay )

Espírito Santo acabou de registrar o primeiro caso suspeito de coronavírus, na Serra. É fundamental o planejamento dos governos para atuar quando necessário e também para que a população saiba como proceder com indícios ou mesmo a confirmação da doença no Estado. 

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou um plano de controle e combate ao novo coronavírus com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece a forma de atendimento no eventual surgimento de algum caso. No Estado, o Laboratório Central (Lacen), por exemplo, é responsável pela triagem de amostras de sangue de pacientes com sintomas de infecção por vírus, como tosse e dificuldade para respirar.

O secretário Nésio Fernandes, em reunião com representantes de outros Estados e o governo federal em Brasília no início de fevereiro,  solicitou que o Ministério da Saúde habilite o Lacen para que também seja referência como unidade para exames comprovatórios do coronavírus. Assim, o resultado dos testes poderá ser obtido mais rapidamente. 

Nesse encontro, os Estados ainda pediram contribuição para as despesas na assistência aos pacientes com coronavírus. Para cada R$ 2 gastos pelas secretarias estaduais de saúde, a União deveria bancar R$ 1. Nésio Fernandes, segundo a assessoria de imprensa, disse que o aporte imediato seria para ajudar os Estados a se organizar antes da epidemia tomar o país, garantindo o reforço da capacidade assistencial.

  • 01

    Quando os sintomas aparecerem

    A infecção por coronavírus apresenta sintomas parecidos aos de outras viroses e doenças respiratórias, tais como tosse, febre, coriza e dificuldade para respirar. Diante desse quadro é fundamental procurar uma unidade de saúde, na qual o sangue do paciente será coletado e enviado para o Laboratório Central (Lacen), que vai fazer a triagem da amostra. 

  • 02

    Análise

    No Lacen, as amostras serão analisadas e, se os resultados descartarem casos de influenza (gripe) e outras viroses, o material será enviado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, laboratório de referência nacional para confirmação ou descarte de coronavírus. O Lacen também poderá assumir essa atribuição, se for habilitado pelo Ministério da Saúde. 

  • 03

    Atendimento

    Caso seja confirmada a infecção por coronavírus, o paciente poderá receber dois tipos de atendimento. Em quadros mais brandos, como tem sido a maioria até o momento, ele ficará em isolamento domiciliar com a assistência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nos casos mais graves, haverá internação.

  • 04

    Hospitais de referência

    Para crianças infectadas, a assistência será no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Santa Lúcia, Vitória. Já para adultos, o atendimento está previsto para o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Moradas de Laranjeiras, na Serra. 

  • 05

    Remoção de pacientes

    O transporte dos pacientes para os hospitais de referência será feito pelo Samu ou pelo serviço de remoção estadual naqueles municípios que não são contemplados pelo Samu. 

  • 06

    Novo protocolo

    A Sesa ressalta que, em caso de confirmação da doença no Espírito Santo ou outro Estado, o protocolo pode ser alterado, inclusive com a habilitação de mais hospitais para o tratamento de pacientes infectados.  

  • 07

    Capacitações

    Para realizar toda a assistência, profissionais que atuam em unidades de saúde, a exemplo dos hospitais infantis de Vitória e de Vila Velha, estão passando por capacitação.  Diretores hospitalares também receberam, nesta semana, orientações da Sesa sobre procedimentos em relação ao coronavírus. 

Este vídeo pode te interessar

Como o ES está se preparando para tratar casos de coronavírus

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais