> >
Vídeo: parque atrai visitantes para ver o sol nascer em Guaçuí

Vídeo: parque atrai visitantes para ver o sol nascer em Guaçuí

O Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux foi criado em 2020 e está sendo estruturado pela prefeitura. Antes, o local era usado apenas por empresas de telefonia

Publicado em 30 de junho de 2021 às 06:49

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Um novo ponto turístico promete atrair ainda mais visitantes para Guaçuí, no Caparaó Capixaba. O local, que permite acompanhar o sol nascer de um ângulo privilegiado, foi criado em 2020 e está sendo estruturado pela prefeitura para receber os moradores e turistas que gostam de um passeio em meio à natureza.

O Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux, conhecido como Torre da TV, foi criado para promover o turismo focado na sensibilização ambiental e a valorização da conservação do patrimônio natural. Antes, o local era usado apenas por empresas de telefonia.

Para quem já se interessou em visitar, saiba que o sol nasce por volta das 5h30 e que o parque fica a pouco mais de quatro quilômetros do Centro da cidade.  O local é aberto, não tem horário de funcionamento. 

COMO CHEGAR

Para chegar ao parque, que fica em uma área de Mata Atlântica, é preciso passar por cerca de quatro quilômetros de estrada de terra. São mais de mil metros de altura e dá para subir de carro ou moto, ou caminhando e pedalando. Lá em cima, é possível também se aventurar pelas trilhas. No total, são nove que dão acesso ao parque.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Eleon Spala, o espaço tem umas das vistas mais belas da Região do Caparaó. “É ideal para prática esportiva, ciclistas, corredores, amantes de caminhadas, trilheiros... Praticantes de parapente da nossa cidade já conhecem o local, ele é bastante visitado. A nossa equipe da secretaria tem trabalhado bastante, para que todos possam conhecer o parque”.

O Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux, criado em 2020, está sendo estruturado pela prefeitura de Guaçuí para atrair ainda mais turistas
Novo ponto turístico atrai visitantes em Guaçuí. (Divulgação Prefeitura Guaçuí)

De acordo com o superintendente de Turismo de Guaçuí, Marcos Roberto, algumas melhorias já foram feitas no local e outras ainda estão por vir. “Fizemos a parceria para melhorar as estradas e fizemos a sinalização para educação ambiental e para que ninguém fique perdido. Fizemos também rotas de trilha e, a partir de agora, planejamos fazer o deck e o mirante para tirar fotos e apreciar o paisagismo. Também queremos fazer banheiros e canalizar água potável".

A empresária Júlia Gomes, que é do ramo de hotelaria, está otimista com a criação do parque. “Com certeza vai beneficiar muito. Não só o hotel, como todo o comércio da cidade. Além do Cristo, vai ter mais uma opção para as pessoas visitarem, apreciarem a vista e curtir o meio ambiente. A cidade toda vai ganhar”, disse.

A moradora Adriana Egídio já foi algumas vezes ao parque e garante que a vista vale a pena. “Esse ano já fui duas vezes e pegamos o nascer do sol maravilhoso. É mais um ponto turístico. Vai ser excelente para a cidade. Uma atração bacana. Um cartão-postal. Quando a gente sente a natureza lá, a gente vê a preciosidade que temos na cidade”, finalizou.

O Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux, criado em 2020, está sendo estruturado pela prefeitura de Guaçuí para atrair ainda mais turistas
Novo ponto turístico atrai visitantes para Guaçuí. (Divulgação Prefeitura Guaçuí)

SOBRE O PARQUE 

O Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux Criado foi criando em dezembro de 2020, pela Lei nº 4.354/2020.

A prefeitura explicou que o projeto prevê o desenvolvimento de atividades de educação ambiental que incentivam o processo de engajamento e pertencimento nos moradores da região, a fim de que se tornem parceiros das áreas preservadas.

“Queremos sensibilizar e conscientizar a população local sobre a importância da unidade de conservação e os benefícios por ela gerados, incentivar e dar suporte às pesquisas que gerem mais conhecimento sobre a região, visando elaborar estratégica de proteção e conservação”, informou a prefeitura.

Novo ponto turístico atrai novos visitantes em Guaçuí(Divulgação Prefeitura Guaçuí)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais