Covid-19: em pronunciamento, Casagrande apresenta mapa de risco do ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou o novo mapa de risco para transmissão do coronavírus no Estado capixaba; o chefe do Executivo estadual também falou sobre outros assuntos relacionados à pandemia

Vitória
Publicado em 11/12/2020 às 18h03
Atualizado em 11/12/2020 às 18h26

18:24

Fim da transmissão

"É isso, é o trabalho que precisamos continuar fazendo. Começamos o ano dessa forma e estamos, infelizmente, terminando dessa forma. Vamos ajudar para reduzir as perdas das vidas. É um trabalho de todos nós. Obrigado e desejo à todos um bom final de semana".


18:23

Casagrande pede por reflexão em relação às festas de fim de ano e período de férias

"A gente fala e repete, fazemos apelo, mas muitos não se convencem. É importante parar para refletir. Vamos ver o que vai ser o nosso final de ano, nosso período de férias, como será a nossa vida nesse momento. Precisamos refletir, fazer reflexão dessas pessoas de mais idade. (...) Se pudermos ter uma disciplina individual, teremos algumas atividades em ambientes controlados".


18:22

"A situação é grave. Estamos abrindo mais leitos", diz governador

"A situação é grave. Estamos abrindo mais leitos. Estamos, de novo, tendo uma pressão sobre o sistema de saúde. Chegamos a ter em torno de 280 leitos ocupados e agora temos 436 ocupados, só com pacientes na UTI. Isso mostra o crescimento da pandemia".


18:19

436 leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados no ES

"O controle da pandemia depende da empatia de cada um de nós. Estamos com 715 leitos potenciais, 61% de ocupação. Se Contabilizarmos os disponíveis, são 494 leitos, temos 436 ocupados".


18:18

Nova portaria para os municípios em risco alto será publicada neste sábado (12)

"Uma nova portaria será publicada amanhã, com uma série de restrição das atividades para estes municípios. É importante que todos compreendam: todos nós temos uma tarefa. Se permanecermos em uma situação de risco baixo, nossa liberdade é muito maior. No risco alto, muda muita coisa. Por enquanto, são 6 municípios no risco alto. Espero que a gente não aumente. Mas a cada semana, se continuar piorando com o número de casos ativos e óbitos, mais municípios vermelhos".


18:16

Mapa de risco: seis municípios estão "no vermelho"

"Nós tínhamos nesta semana um município em risco vermelho, no risco alto: Mantenópolis. Tínhamos 49 em risco moderado e 28 em risco baixo. A partir de segunda-feira, nós temos 6 municípios em risco alto: Ecoporanga, Mantenópolis, Marilândia, Ibiraçu, Domingos Martins e Anchieta".


18:15

"Vamos ter empatia", diz Casagrande

"Estamos entrando no verão, época de férias, precisamos ter disciplina. Se não tivermos, muitas pessoas vão perder a vida, principalmente as pessoas de mais idade. Às vezes o jovem tem poucos sintomas, não tem efeito sobre o organismo. Mas ele pode transmitir para uma pessoa de mais idade. Vamos ter empatia de compreender aquilo que precisamos fazer e o que podemos causar ao outro. Quem puder ficar em isolamento, fique".


18:14

"A pandemia do interior está mais descontrolada do que na Grande Vitória"

""Nós estamos acompanhando o crescimento da pandemia no Brasil todo, aqui no Espírito Santo... Só para ter uma ideia, a média móvel de óbito dos últimos 14 dias chegou a 20 praticamente. Há um mês, estávamos com a média móvel em torno de 8. Agora chegamos a 20 por dia. A taxa de transmissão do Espírito Santo, consolidada, está 1,43. A taxa do interior do Estado, está 1,71. E a taxa da Grande Vitória está 1,03. A taxa de transmissão do interior está muito superior em relação a Grande Vitória. Precisamos chamar atenção dos municípios do interior. A pandemia do interior está mais descontrolada do que na Grande Vitória".


18:10

Casagrande busca alternativas caso não tenha Plano Nacional de Imunização

"Estamos trabalhando muito mesmo, em contato com os demais governadores, com o Ministério da Saúde, para ter essa coordenação. Mas também estou buscando alternativas caso não tenha essa possibilidade. Hoje estive em São Paulo, dialoguei com o governador Dória. Tenho muita expectativa e esperança de que o governo federal vai coordenar toda essa ação".


18:09

Pedidos ao governador de São Paulo e Instituto Butantan

"Nós também tivemos contato com o governador de São Paulo, com o Instituto Butantan, pedimos que forneçam vacinas se não houver o Plano Nacional de Imunização, para aplicarmos especialmente nos profissionais de saúde e segurança pública".


18:07

Governadores pedem agilidade ao ministro da Saúde

"Pedimos ao ministro da Saúde que a gente seja rápido. O anúncio do Ministério, de que no final de fevereiro, início de março, começaríamos a fazer o plano de imunização. Estamos vendo que outros países já estão colocando em prática. Estaríamos atrasados de 2 a 3 meses, esse atraso leva a perder muitas vidas. Estamos perdendo aqui no Espírito Santo uma média de 20 pessoas por dia".


18:05

Reunião com o Ministério da Saúde sobre vacina

"Essa semana começamos com uma reunião dos governadores com o ministro da Saúde, muitos acompanharam sobre o Plano Nacional de Imunização. Pedimos que o Ministério coordene um plano, para que a gente evite que os Estados saiam disputando quem vai conseguir vacina, como aconteceu com o caso dos respiradores. Pedimos também que o ministro possa adquirir todas as vacinas aprovadas pela Anvisa ou outra entidade e institução que a Anvisa tem parceria".


18:04

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande dá início à transmissão no início da noite desta sexta-feira (11) cumprimentando espectadores e jornalistas.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Renato Casagrande Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo tempo real Vacina Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.