Coronavírus no ES: Casagrande apresenta novo mapa de risco

O governador do Espírito Santo também fala sobre as últimas medidas tomadas em relação à pandemia de Covid-19; acompanhe em tempo real

Publicado em 18/12/2020 às 17h31
Atualizado em 18/12/2020 às 17h49

17:45

Fim da transmissão

"O pedido que fazemos é que todos tenhamos clareza do momento em que vivemos com relação a pandemia. Voltarei a falar com vocês ainda antes do Natal, mas desejo, desde já, um bom Natal, bom ano novo com muita empatia, muita responsabilidade. É isso que precisamos: além do amor, da fraternidade, da paz, do desejo de sucesso para 2021, queremos que o ano que vem seja de muita empatia e responsabilidade para todos nós. Muito obrigado, um abraço e boa tarde a todos vocês".


17:42

Mapa de risco: 5 municípios estão em risco alto de transmissão

"Para a próxima semana, a partir de segunda-feira, a semana do Natal, teremos 5 municípios em risco alto: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Mantenópolis e Ecoporanga".


17:40

517 leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados no ES

"Estamos com 517 leitos de UTI ocupados. Vou repetir o que falei na semana passada: chegamos na melhor fase dessa pandemia com menos de 300 leitos de UTI ocupados. Nós já estamos com 517 ocupados. Dos disponíveis para tratamento, temos 83% de ocupação. Com os potenciais leitos, estamos com 72% de ocupação. Há uma tendência de pressão sobre o sistema de saúde, não só a pública como os hospitais particulares. Estamos abrindo mais leitos, contratando mais profissionais. Mas tudo isso tem um limite. O ponto que limita, muitas vezes o trabalho, é a ausência de um profissional de saúde".


17:36

"Precisamos encarar fim de ano com responsabilidade e empatia", diz Casagrande

"Estamos chegando em uma segunda fase da doença, estamos vendo os números crescentes da pandemia. O número médio de casos hoje já é superior ao mês de julho, que foi o auge da pandemia na primeira fase, dessa onda. Com relação aos óbitos, estamos vendo um crescimento semana a semana. O Estado chegou a uma média móvel de 14 dias em julho de 36 óbitos por dia, em média, e agora chegamos a 23. Na semana passada, quando falei com vocês, estávamos com um pouco mais de 20. Infelizmente há um crescimento no interior e na Região Metropolitana. Nós estamos nesta realidade, e num período difícil de controlar a pandemia, onde as pessoas historicamente sempre congregaram muito. Estamos chegando no Natal, ano novo. Estamos chegando no verão, época em que recebemos parentes, turistas. Se nós encararmos esse período e tivermos comportamento como sempre tivemos nos anos anteriores, vamos ter muita tristeza nesse período. Precisamos nos conscientizar de que o momento exige distanciamento e aplicação do protocolo, de não-aglomeração, uso de máscaras, higienizar as mãos..."


17:34

ES já comprou seringas e insumos

"É importante dizer que, se o Brasil conseguir agilizar um trabalho de chegar às vacinas para todos os brasileiros, e termos as vacinas aqui para os capixabas, não perderemos muitas vidas mais - o que é fundamental para nós. Poderemos dar dinamismo à economia. Enquanto não tivermos trabalho efetivo, ainda ficaremos com dúvidas em relação à economia brasileira e capixaba. Por isso é fundamental que a gente tenha de fato as vacinas, interrompido uma barreira ideológica da origem da vacina. Agora é termos capacidade de aplicarmos a vacina. O Espírito Santo já se preparou, compramos seringas e insumos necessários para que o plano no Estado seja feito com rapidez e objetividade".


17:31

Reunião com o presidente e plano de imunização

"Essa semana debatemos muito o assunto das vacinas, vocês acompanharam desde segunda-feira quando eu tive oportunidade de uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro. Nosso pedido sempre foi de que o governo federal coordenasse o Plano Nacional de Imunização. Faremos a distribuição e a efetivação do plano. Tivemos oportunidade de falar e, na quarta-feira, o governo anunciou o plano. Mesmo que seja ainda genérico e sem cronograma, é objetivo enquanto as vacinas não estiverem aprovadas pela Anvisa. A expectativa de que o Ministério da Saúde é de que, no mês de fevereiro, haja alguma quantidade de vacina para o plano".


17:30

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande dá início à transmissão no final da tarde desta sexta-feira (18) cumprimentando à todos.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.