> >
Com risco de queda, palmeiras de praça em Cachoeiro serão substituídas

Com risco de queda, palmeiras de praça em Cachoeiro serão substituídas

No lugar delas, serão colocadas novas árvores, no Centro do município; supressão está programada para o próximo fim de semana

Publicado em 9 de agosto de 2023 às 14:09

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Com risco de queda, palmeiras de praça no centro de Cachoeiro serão substituídas
Com risco de queda, palmeiras de praça no centro de Cachoeiro serão substituídas. (Reprodução/Google)

As palmeiras da Praça de Jerônimo Monteiro, que integram o cenário de cartão postal no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, terão que ser derrubadas por apresentarem risco real de queda. Segundo a prefeitura, a supressão está programada para o próximo fim de semana e novas árvores serão colocadas no local.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que a medida tem objetivo de prevenir acidentes, resguardar a vida das pessoas que usam o espaço e evitar danos materiais. Das 20 palmeiras, nove terão que ser retiradas no próximo fim de semana, e as outras, de forma gradativa. 

“Entendemos o apego emocional que muitos de nós temos pelas palmeiras, que fazem parte da nossa memória coletiva, e é por isso que estamos planejando um processo de substituição cuidadoso e sustentável”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antonio Carlos Valente.

Com risco de queda, palmeiras de praça no centro de Cachoeiro serão substituídas(Alice Sousa )

A necessidade de remoção de todas as palmeiras, que são da espécie Imperial (Roystonea oleracea) e foram plantadas há mais de 20 anos, é apontada por pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) e da Defesa Civil.

Em vistorias, segundo a prefeitura, servidores dos órgãos identificaram condições que comprometem a saúde e a estabilidade das estruturas arbóreas, como danos ocasionados por pragas e doenças, inclinação do caule, raízes prejudicadas e a queda constante de folhas.

Por serem árvores de grande porte, a retirada é indicada como medida urgente e indispensável para garantir a segurança de todos no local. A praça, ao lado do Palácio Bernardino Monteiro, que também está em reforma, recebe fluxo intenso de pedestres e conta com ampla área de estacionamento.

No lugar das palmeiras, serão plantadas outras árvores. A Semurb vai selecionar espécies adequadas à arborização urbana que forneçam sombra e beleza à praça, mas que também contribuam para a biodiversidade local.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais