> >
Bom Jesus do Norte tem taxa de isolamento social mais baixa do ES

Bom Jesus do Norte tem taxa de isolamento social mais baixa do ES

A pequena cidade atingiu a taxa de 44,5%. O isolamento social é uma das medidas necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus

Publicado em 11 de maio de 2020 às 18:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vista aérea de Bom Jesus do Norte
Vista aérea de Bom Jesus do Norte. (Luciney Araújo)
Bom Jesus do Norte tem taxa isolamento social mais baixo do ES

O município do extremo Sul do Estado, Bom Jesus do Norte, registrou o menor índice de isolamento social do Estado do Espírito Santo, segundo o último registro, divulgado nesta segunda-feira (11). Os dados analisados são do domingo (10), quando a cidade atingiu 44,5%. O isolamento social é uma das medidas necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus.

No limite com o Estado do Rio de Janeiro, o município está bem abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde, que seria 70% da população em casa. O governo do Espírito Santo, em parceria com as operadoras de telefonia móvel, vem monitorando diariamente o índice de isolamento social em todo Estado.

Bom Jesus do Norte, que tem aproximadamente 10 mil habitantes, possui atualmente 12 casos do novo coronavírus e 10 pacientes curados. O município chegou a ter risco alto para a transmissão do novo coronavírus no dia 24 de abril, mas voltou a ser classificado como risco moderado, após a desaceleração de casos no município.

Quanto ao relatório do índice de isolamento social, a prefeitura de Bom Jesus explicou que os dados extraídos pelas operadoras de telefonia correspondem aos DDD’s 27 e 28. Porém, grande parte da população da cidade utiliza o DDD 22, devido a proximidade com o município de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Outro fato justificado pelo município é que moradores das cidades vizinhas de Apiacá e São José do Calçado usam Bom Jesus como rota de passagem.

Diante disso, a prefeitura disse que fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde relatando essa particularidade e reafirmando o empenho total no sentido do cumprimento de todas as normas estabelecidas pelo Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais