Acompanhe a coletiva da Sesa sobre a situação da pandemia no ES

O Estado contabiliza um total de 5.265 mortes provocadas pela doença e 258.941 pessoas infectadas

Publicado em 08/01/2021 às 09h56
Atualizado em 08/01/2021 às 11h24

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, na manhã desta sexta-feira (8), uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre a pandemia da Covid-19 no Espírito Santo. O Estado contabiliza um total de 5.265 mortes provocadas pela doença e 258.941 pessoas infectadas. Acompanhe:


10:37

Compra de vacinas complementares

Nésio: "A totalidade da produção do Butantan foi incorporada pelo Ministério da Saúde. Caso ocorra um fato novo, em que o Ministério não conclua a aquisição e estejam disponíveis vacinas para complementar o calendário do Estado, é possível sim que o Estado compre do Butantan. No entanto, essa não é a perspectiva apontada e nem desejada"


10:33

Vacina periódica

Reblin: "Nós no Brasil, e no Espírito Santo não é diferente, trabalhamos para duas situações. A primeira com a vacina é interromper essa pandemia, a transmissão pandêmica dessa doença e depois avançar para uma produção continuada dessa vacina porque é provável que da mesma forma que a gripe periodicamente, ainda não sabemos qual periodicidade, haverá necessidade de uma dose especialmente para os grupos vulneráveis"


10:26

Seringas para vacina contra a Covid

Luiz Carlos Reblin: "Além do estoque de cada cidade, temos hoje no nosso depósito 1,7 milhão de seringas e a expectativa é de que na semana nos chegue mais 1,5 milhão na próxima semana: um estoque seguro para dar início à vacinação e continuar a vacinação contra outras doenças"


10:22

Coronavac e AstraZeneca

O secretário fala sobre a eficiência da vacina Coronavac e também cita que o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca poderá garantir que no mês de fevereiro o Brasil tenha imunização da população com mais de 75 anos e de trabalhadores da saúde.


10:17

Vacina em janeiro

Nésio Fernandes: "Tivemos uma importante reunião com os técnicos da vigilância responsável pelo programa de imunização no Estado com os técnicos do Ministério da Saúde onde foi informado o início da vacinação na última semana de janeiro. Fomos informados de que na próxima segunda-feira será confirmada a data exata de quando serão disponibilizadas 2 milhões de doses da vacina para todo o país. O objetivo da vacinação, dessas 2 milhões de doses, haverá aplicação em 15% do total de trabalhadores de saúde, da população idosa com mais de 60 anos residentes em asilos e população indígena. Esse quantitativo somaria 30, 35 mil de capixabas que poderiam receber a vacina ainda em janeiro"


10:10

Leitos de UTI

Nésio: "Amanhecemos no dia de hoje com mais de 150 leitos de UTI Covid disponíveis, considerando que somente existiam aproximadamente 15 solicitações de internações de pacientes extra-hospitalares. Ainda não observamos aumento da pressão hospitalar"


10:05

Testes intradomiciliares

Subsecretário  de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin: "Hoje retomamos o patamar de testes em 2000 coletas por dia. Temos como meta chegar a 4 mil amostras por dia. E poderemos retomar a testagem dos contatos intradomiciliares"


10:02

Mortes: pico no interior em dezembro foi maior que o pico da primeira onda

Nésio: "Observamos em dezembro que o pico de óbitos  no interior do Espírito Santo foi superior ao pico de óbitos na primeira onda na mesma região. Tivemos, em dezembro, 465 óbitos no interior, contra 448 óbitos em julho. Na Grande Vitória, temos um comportamento de 50% em dezembro dos óbitos observados no mês de junho. Ou seja, a Grande Vitória ainda não viveu um comportamento que pudesse se aproximar do pico da primeira onda"


10:00

Coletiva começa

A coletiva começou com atraso, por volta das 10h00. O secretário Nésio Fernandes abriu a coletiva alertando que  houve uma redução da capacidade de testagem dos municípios em virtude das transições e festas de fim de ano.


08:52

Coletiva de imprensa

A coletiva de imprensa está prevista para começar às 9h30. A entrevista será em formato on-line


08:51

Dados da pandemia

O Espírito Santo registrou mais 34 mortes e 1.646 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado na tarde desta quinta-feira (7). Com isso, o Estado contabiliza um total de 5.265 mortes provocadas pela doença e 258.941 pessoas infectadas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.