> >
Quer investir na leitura em 2020? Desafios na web podem te ajudar

Quer investir na leitura em 2020? Desafios na web podem te ajudar

Apesar de estarmos entrando em fevereiro, ainda dá tempo de concluir as propostas feitas entre amigos e incentivados por blogueiros

Publicado em 31 de janeiro de 2020 às 16:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O início do ano é o período em que normalmente nos enchemos de projetos pessoais e colocamos metas em vista. Na literatura não é diferente, os amantes das palavras costumam vislumbrar os títulos a serem lidos nos próximos meses, tiram o pó de alguns que estão esquecidos na estante ou até mesmo enchem os carrinhos com novas obras. Para dar vazão a essa leitura e até incentivar novos leitores, surgiram os desafios literários, muito incentivados por blogueiros do gênero.

Juliana Cirqueira diz que a ideia dos desafios é se divertir e explorar novidades. (Juliana Cirqueira)

Esses projetos consistem em uma lista com sugestões de leituras para cada mês do ano. A blogueira e youtuber desde 2013, Juliana Cirqueira, dona do canal Nuvem Literária, explica que essa pode ser de categorias ou de títulos. Nas listas categorizadas, o livro é escolhido pelo participante dentro de um gênero ou tema proposto pelo produtor do desafio. Já no caso da lista de títulos, o participante tem as escolhas pré-determinadas, sem precisar selecionar as obras.

Cirqueira contou que os desafios não se limitam a esse padrão, "Já fiz muitos destes projetos, como o de um livro para cada dia durante uma semana e o 1001 livros para ler antes de morrer", exemplificou. Em 2019, a youtuber fez o "Literature-se", desafio produzido pela também booktuber Mell Ferraz e diz ter explorado novos caminhos ao ter lido uma tragédia. Cirqueira também lembrou ser um diferencial os vídeos que a dona do "Literature-se" faz explicando cada categoria de forma bem embasada, por ter graduação em estudos literários.

Outro desafio brasileiro é o "Livrada", que em 2020 está em sua nona edição. O projeto foi elaborado pelo dono do canal homônimo, Yuri Al’Hanati. Nele, o produtor de conteúdo formado em jornalismo traz 1 categorias. Dentre os temas estão um livro sobre ditaduras, um de autor árabe e  outro póstumo. Suas sugestões buscam diversificar as escolhas das obras por parte dos leitores, levando sempre uma classe étnica, que contempla uma cultura diferente a cada ano. Lívia Corbellari, jornalista e dona do blog "Livros por Lívia", alegou estar tentada a participar do desafio.

Corbellari fez em 2019 o desafio Leia Mulheres, que, como o próprio nome sugere, envolve leituras somente de autoras. "A ideia era ler mulheres diferentes. Negras, asiáticas, LGBTs…", afirmou Corbellari sobre o efeito do desafio de retirada do leitor do lugar comum.

A jornalista, escritora e blogueira comentou que pensa até em propor um desafio com apenas autores capixabas. . (Lívia Corbellari)

Livía declarou que a leitura de um livro por mês não é pesada e concordou que cada um pode fazer de acordo com o seu próprio limite de páginas para cada obra. Acrescentou que embora estejamos praticamente no segundo mês do ano, ainda dá para começar um desafio e organizar leituras. "Dá tempo de começar. Você faz a sua agenda", defendeu a jornalista. 

Juliana Cirqueira também deu uma dica a repeito dos desafios estimularem a leitura: "Tudo em que se tem uma meta, faz você se sentir provocado".

ENTENDA OS DESAFIOS

Este vídeo pode te interessar

  • Desafio Livrada 2020
  • Como funciona: O desafio consiste na leitura de, no mínimo, 15 livros por ano. As indicações de leitura se dão por temas sorteados, em uma espécie de “bingo literário”, onde a última indicação é o dono do canal que escolhe a obra a ser lida. As outras 14 o próprio participante decide, cumprindo a proposta da categoria.
  • Link: Livrada! 

  •  Desafio Literature-se 2020
  • Como funciona: O desafio apresenta 12 categorias, uma para cada mês do ano. A ideia é finalizar em um ano as indicações, independente de quantas obras serão lidas a cada mês. Neste projeto, os livros também ficam a critério da pessoa que irá cumpri-lo, respeitando as temáticas iniciais. 
  • Link: Literature-se

  • Desafio Leia Mulheres 2020
  • Como funciona: O desafio propõe 1 temática para cada mês do ano, onde a pessoa a fazê-lo deve escolher as obras a serem lidas, cumprindo as categorias sugeridas e a regra de ter sido escrito por mulheres.
  • Link: Leia Mulheres 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais