Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Telona

Festival de cinema brasileiro movimenta o Centro Cultural Sesc Glória

III Mostra Sesc de Cinema, que serve para divulgar novos talentos do país, acontece de sábado (23) a 11 de dezembro, sempre com entrada franca

Publicado em 20 de Novembro de 2019 às 20:06

Redação de A Gazeta

Publicado em 

20 nov 2019 às 20:06
Cena do documentário "Diante dos Meus Olhos", de Andre Félix Crédito: Pique Bandeira Filmes/Divulgação
Os amantes do bom cinema têm encontro marcado no Centro Cultural Sesc Glória. O espaço abriga, de sábado (23) a 11 de dezembro, a III Mostra Sesc de Cinema, que visa promover a difusão do circuito cinematográfico brasileiro. Traduzindo para o bom “culturês”: dar visibilidade para talentos nacionais que dificilmente têm chances no circuito comercial.
Lançada em 2017, a mostra conta com representantes de todas as regiões do país. Na edição de 2019, foram inscritos 1,2 mil títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, provenientes de 210 cidades. Ao todo, foram selecionadas 42 produções, sendo dez infanto-juvenis, que compõem o “Panorama Brasil”.
Além disso, ficou a cargo da unidade estadual do SESC cuidar da seleção dos projetos locais, em uma mostra intitulada “Panorama Espírito Santo”. Seis títulos foram escolhidos, sendo um longa-metragem, “Diante Dos Meus Olhos”, de André Felix, e cinco curtas, que flertam com o realismo fantástico, em uma sessão que ganhou como título “Distopia e Terror no Cinema produzido no Espírito Santo”.  A programação já divulgada se restringe às exibições de novembro.  A entrada é franca.
Leonardo Almenara, assessor técnico de cinema do Centro Cultural Sesc Glória, detalha os critérios usados para selecionar os filmes  do Estado. "Recebemos 27 inscrições, entre longas e curtas-metragens. Escolhemos 16, sempre priorizando quesitos como qualidades técnica e narrativa, alem da linguagem visual", explica.
A meta, de acordo com Almenara, é dialogar com as tendências que o audiovisual local apresenta. "O Espírito Santo está com uma pegada de filmes marcados pelo realismo fantástico, misturados ao terror gore e a distopia", enumera. A seleção capixaba foi feita também por Marco Aurélio Fialho e Fábio Bellote, técnicos do Departamento Nacional de Cinema do Sesc.

NOSTALGIA

Um dos destaques da seleção, “Diante Dos Meus Olhos” fechou a programação do Festival de Vitória 2018. Com sensibilidade, André Felix propõe um resgate de memória afetiva sobre a trajetória da banda Os Mamíferos, símbolo da contracultura capixaba na década de 1960.
Felix seduz ao fazer um retrato sincero sobre os sucessos (e os fracassos) de Afonso Abreu (baixo e voz), Mario Ruy (guitarra) e Marco Antonio Grijó (bateria), integrantes da banda. Depoimentos, imagens de arquivo, registros de ensaios e shows da época devem fisgar os fãs da banda, marcada pelo psicodelismo e por ser uma referência de movimentos como o Tropicalismo e o Glam.

III MOSTRA SESC DE CINEMA

  • QUANDO: De 23 de novembro a 11 de dezembro
  • ONDE: No Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
  • INGRESSOS: Entrada franca
  • INFORMAÇÕES: (27) 3232-4750

  • PROGRAMAÇÃO
  • ABERTURA - Sábado (23), às 18h20
  • "Aurora" (SE), documentário de Everlane Moraes e Tatiana Monge
  • "Chamando os Ventos" (PA), documentário de Marcelo Rodrigues
  • "Catadora De Gente" (RS), documentário de Mirela Kruel
  • "JÉSSIKA" (RJ), ficção de Galba Gogóia

  • Panorama Centro-Oeste 1 - Domingo (24), às 18h20
  • "Quilombo Mata Cavalo" (MT), documentário de Jurandir Amaral
  • "Parque Oeste" (GO), documentário de Fabiana Assis

  • Panorama Infantil 1 - Domingo (24) e 30 de novembro, às 14h30
  • "Vivi Lobo e o Quarto Mágico" (PR), animação de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
  • "Icamiabas" (PA), animação de Otoniel Oliveira
  • "Hornzz" (RJ), animação de Lena Franzz
  • "Lily’s Hair" (GO), ficção de Raphael Gustavo da Silva

  • Panorama Jovem - 26 de novembro, às 18h20
  • "Poética e Barro" (MG), ficção de Giuliana Danza
  • "Cravo, Lírio e Rosas" (RJ), ficção de Maju de Paiva
  • "Parda" (RJ), ficção de Tai Linhares

  • Panorama Nordeste 1 - 27 de novembro, às 18h20
  • "Orin: A Música Para Os Orixás" (BA), documentário de Henrique Duarte

  • Panorama Sul - 28 de novembro, às 18h20
  • "Abrindo as Janelas do Tempo" (SC), ficção de Santiago José Asef
  • "Almofada de Penas" (SC), ficção de Joseph Specker Nys

  • Panorama Espírito Santo 1/Longa-metragem  - 29 de novembro, às 18h20
  • "Diante Dos Meus Olhos", documentário de André Felix

  • Panorama Espírito Santo 2 - "Distopia e Terror no Cinema produzido no Espírito Santo" - 30 de novembro, às 18h20
  • "Unreal", ficção de Luiz Will Gama
  • "Práticas do Absurdo", ficção de Alexander S. Buck
  • "Você, Morto", ficção de Raphael Araújo
  • "O Quadro", ficção de Melina Leal Galante
  • "Inhumane I", ficção de Luiz Will Gama
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Prefeitura de Itapemirim divulgou uma nota de pesar
Motociclista morre em acidente ao colidir com poste em Itapemirim
Entrevista na CBN com Lorenzo Pazolini, governador eleito no ES
Pazolini confirma Erick Musso como primeiro integrante da equipe de transição
Hospital São Marcos, em Nova Venécia
Briga de vizinhos por som alto e política deixa homem ferido em Vila Pavão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.