Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • Anatel deixa regras para ligações de telemarketing mais rígidas
Saiba o que muda

Anatel deixa regras para ligações de telemarketing mais rígidas

A partir de janeiro de 2025, qualquer empresa que realiza mais de 10 mil chamadas diárias deverá usar prefixo 0303

Publicado em 10 de Setembro de 2024 às 18:24

Agência FolhaPress

Publicado em 

10 set 2024 às 18:24
SÃO PAULO - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ampliou a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303, que identifica ligações de telemarketing, para todas as empresas que fazem mais de 10 mil chamadas diárias. As novas regras foram publicadas nesta terça-feira (10) e começarão a valer em 5 de janeiro de 2025.
Antes das mudanças desta terça (10), o prefixo era aplicável apenas às empresas de televendas. Agora, abrange empresas e entidades responsáveis por grandes volumes de chamadas – independentemente do motivo.
Ligação de telemarketing, celular, telefone
Anatel prevê bloqueio de chamadas das empresas que não se adequarem às regras. Crédito: Reprodução
Um estudo realizado pela agência identificou que o volume intenso de chamadas é gerado por poucas empresas, que usam as redes de telecomunicações de maneira desordenada e se aproveitam do anonimato para insistir com chamadas indesejadas pelos consumidores.
A Anatel prevê o bloqueio de chamadas das empresas que não se adequarem às novas regras. As prestadoras de telecomunicações deverão monitorar e identificar os responsáveis por um volume intenso de chamadas, que terão 60 dias para se adequarem. A verificação de quais entidades se enquadram na exigência será feita mensalmente, sob a supervisão da agência.
As mudanças também ampliam o controle do uso de números de celulares para grandes volumes de chamadas, sujeitando os responsáveis ao bloqueio da capacidade dos recursos de telefonia.
A agência afirma que as novas regras visam facilitar a fiscalização e melhorar a experiência do consumidor.

Origem verificada

O novo ato da Anatel também oferece uma alternativa para quem faz grandes volumes de chamadas e não quer aderir ao 0303: a origem verificada. Com essa opção, o consumidor verá na tela do telefone o número, um selo, que indica que a chamada passou por camada extra de segurança quanto a sua origem, e os dados de identificação da empresa.
Essa funcionalidade já está em testes, com adesão progressiva de empresas e fabricantes de terminais celulares.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ricardo Ferrraço, governador do ES, durante sabatina de A Gazeta e CBN Vitória.
Ricardo abre uma porta para apoio do PT em eventual 2º turno contra Pazolini
Rodovia das Paneleiras, sentido Serra - Radares, calçada, bicicleta, bicicleta elétrica
Violência no trânsito e mobilidade: candidatos no ES devem estar de olho nas ruas
O candidato ao governo estadual Lorenzo Pazolini participa de sabatina nesta terça-feira (1º), às 10h.
Eleições no ES: Pazolini participa de sabatina de A Gazeta e CBN nesta terça (1º)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados