Governo federal deve abrir mais de 35 mil vagas em concursos em 2020

Maior parte das vagas está concentrada no Poder Executivo, com mais de 30 mil chances

Publicado em 04/09/2019 às 12h26
O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou o Orçamento de 2020 ao Congresso Nacional. Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou o Orçamento de 2020 ao Congresso Nacional. Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal prevê o preenchimento de 35.479 vagas por meio de concurso público em 2020. As contratações estão previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), encaminhado para o Congresso Nacional no último dia 30 de agosto.

O quantitativo poderá ser preenchido por aprovados em concursos já realizados ou novos ao longo de 2020. O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, explicou que serão 32.553 cargos para provimento e 2.926 para criação.

A maior parte das contratações será no Poder Executivo, com 30.796 cargos, incluindo civis e militar. No Poder Judiciário, serão 3.288 cargos, dos quais 1.871 para cargos existentes e 1.417 para criação. O Legislativo contará com 154 provimentos programados.

Para entrar em vigor, o PLOA de 2020 precisa ser votado em sessão conjunta no Congresso e, depois, ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Os números poderão passar por mudanças após análise de deputados e senadores.

O Orçamento da União é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos.

A autoria da proposta é do Poder Executivo e o Poder Legislativo precisa transformá-la em lei.

Os 26 estados, o Distrito Federal e os municípios também fazem os seus próprios orçamentos. No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande deve enviar a proposta até o final de setembro.

Criação de cargos

Câmara dos Deputados: 7

Senado Federal: 0

Tribunal de Contas da União: 0

Supremo Tribunal Federal: 0

Supremo Tribunal de Justiça: 0

Defensoria Pública da União: 1.011

Poder Executivo: 491

Provimento de cargos 

Câmara dos Deputados: 77

Senado Federal: 40

Tribunal de Contas da União: 30

Supremo Tribunal Federal: 62

Supremo Tribunal de Justiça: 50

Defensoria Pública da União: 205

Poder Executivo: 30.305

concursos es vagas es

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.