Acompanhe os bastidores da folia, conheça os personagens que fazem a magia acontecer e descubra curiosidades da festa que enche a ilha de cor e som com Any Cometti, comentarista do Carnaval de Vitória

Especialista mostra como Carnaval e matemática têm tudo a ver. Confira!

A pedido da coluna Ziriguidum, o músico e professor de matemática Glaydson Santos preparou três mini-aulas para falar sobre números, bateria, contagem e pontuação

Vitória
Publicado em 05/04/2022 às 20h17
O músico e professor de matemática Glaydson Santos
Com amplo currículo, Glaydson Santos é músico, professor de matemática e comentarista dos desfiles das escolas de samba. Crédito: Fernando Madeira

Qual a relação entre a matemática e as escolas de sambar? Será que a bateria, a contagem de pontos e o tempo de desfile seguem regras da disciplina estudada nas salas de aula? Pois saiba que  álgebra e escolas de samba têm tudo a ver, como explica o comentarista dos desfiles do Carnaval de Vitória na TV Gazeta, Glaydson Santos, que também é músico, produtor musical e professor de matemática do ensino médio no Centro de Ensino Charles Darwin, em Vitória.

A pedido da coluna, ele preparou três mini-aulas sobre conceitos que permeiam tanto a matemática quanto os desfiles. São bons assuntos para aprender matemática sem medo e para entender a complexidade dos desfiles.

Na primeira aula, Glaydson fala sobre a contagem do tempo de desfile das escolas, que não devem exceder 62 minutos, nem desfilar com menos de 52 minutos. Veja abaixo:

Na segunda mini-aula, o comentarista explicou que a formação de uma bateria de escola de samba precisa seguir proporções e também deve crescer na mesma proporção - se for da vontade do mestre de bateria. Vem aprender com a gente:

Por último, o professor explica a pontuação dos desfiles, que são em números decimais, entre 9 e 10, e contam com o descarte da menor nota. Confira no vídeo:

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.