Lucy Mizael é personal organizer , expert em técnicas de limpeza e rotinas domésticas. Estuda e testa receitas que visam

Pós-carnaval: Como lavar e guardar roupas com paetês e lantejoulas corretamente

Chegou o momento de fazer tudo que deixamos pra depois do carnaval e isso inclui lavar e guardar os looks para aproveitá-los em outras oportunidades. Confira as dicas.

Publicado em 27/02/2020 às 15h53
Atualizado em 27/02/2020 às 16h12
Alguns cuidados podem ajudar a aumentar a durabilidade das peças. Crédito: Divulgação
Alguns cuidados podem ajudar a aumentar a durabilidade das peças. Crédito: Divulgação

O carnaval passou, é hora de colocar as coisas em ordem. Guardar os adereços, tirar o glitter e lavar as roupas de folia estão na lista dessa organização pós-carnaval.

Alguns looks merecem atenção especial na lavagem, como as peças que têm paetê ou lantejoulas, elas são muito delicadas, então o ideal é lavar a mão e com muito cuidado.

Confira o passo a passo pra lavar:

Pegue uma bacia, coloque água fria e dissolva um pouco de sabão líquido, agitando bem a mistura para que o produto se dissolva por completo (um sabão próprio para roupas delicadas ou de coco tem resultados melhores, pois são mais fáceis de serem retiradas da peça);

Esfregue levemente as peças à mão no lado avesso, passe a mão como se ela escovasse o tecido;

Não deixe de molho.

Em outra bacia de água fria, para o enxágue, mergulhe a peça e troque a água quantas vezes forem necessárias até todo o sabão sair.

Para secar, coloque uma toalha sob uma superfície plana e estique a peça em cima da toalha, não pendure. Opte, preferencialmente por um local arejado e ventilado, mas sem sol porque o calor pode entortar as lantejoulas.

Dicas para guardar peças delicadas

Se você pretende guardar as peças para outros carnavais, algumas orientações também podem ajudar. A recomendação é guardar as peças de paetês, pedrarias ou lantejoulas em sacolas de tecido/TNT ou em caixas.

Em seguida, embrulhe a roupa em papel de seda e guarde em uma caixa. O peso das aplicações podem deformar a peça ou grudar em outras, podendo até rasgá-lo. Por isso o ideal, é manter as roupas mais delicadas protegidas e separadas entre si.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.