> >
"Somos nós contra eles", diz Onyx ao atacar PT na abertura de evento

"Somos nós contra eles", diz Onyx ao atacar PT na abertura de evento

O ministro exibiu imagens do ex-presidente Lula ao lado de líderes de esquerda em países como Cuba e Venezuela, e de cenas de manifestações de movimentos como MST e MTST

Publicado em 3 de setembro de 2021 às 16:02

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni
Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. (JOSE DIAS/PR)

Coube ao ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, fazer o discurso de abertura da segunda edição brasileira da Cpac, conferência conservadora que começou nesta sexta-feira (3) em Brasília. Sua fala deu sinais do que vem por aí na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Como resumiu Onyx em determinado momento de um pronunciamento acompanhando com empolgação pela plateia, "somos nós contra eles".

"Eles", como detalhou o ministro, são os petistas e seus aliados. Em imagens exibidas num telão, ele procurou demarcar esse contraste, exibindo frases e dados.

Um dos números mais aplaudidos mostrou o resultado do emprego na fase final do governo de Dilma Rousseff (PT) comparado à geração de postos de trabalho sob Bolsonaro.

"Foram 2,5 milhões de empregos destruídos no governo daquela senhora que gostava de estocar vento. E sem pandemia", afirmou. Já Bolsonaro, segundo Onyx, criou 2,8 milhões de empregos.

O ministro também exibiu imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de líderes de esquerda em países como Cuba e Venezuela, e de cenas de manifestações de movimentos aliados como MST e MTST.

"Enquanto eles se serviram do Brasil, o governo do presidente Bolsonaro serve ao Brasil. Não é apenas um jogo de palavras. Isso faz toda a diferença", afirmou o ministro.

O discurso ignorou outros possíveis candidatos e centrou fogo em Lula e no PT, o que mostra que apostar em polarização com a esquerda será a linha de campanha.

Segundo Onyx, os petistas "são mestres no disfarce, na mentira, na enganação".

Também já parece haver um discurso pronto para a crise econômica, marcada por baixo crescimento e aumento da inflação.

É o reflexo, disse o ministro, das medidas de isolamento social durante a pandemia. "Qual foi o resultado do fecha tudo, do fica em casa? As dificuldades que nós vivemos hoje", afirmou.

Já Bolsonaro, segundo Onyx, foi o "primeiro líder mundial a dizer que temos que enfrentar essa doença com equilíbrio".

A conferência se encerra sábado (4), com a presença de integrantes do governo, deputados, influenciadores e ativistas em geral. A maior estrela é a presença de Donald Trump Jr., filho do ex-presidente. Há ainda a expectativa de presença, no final da conferência, do próprio Bolsonaro.

A organização está a cargo do Instituto Conservador-Liberal, presidido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O evento é inspirado na Cpac americana, sigla para Conferência de Ação Política Conservadora. A primeira edição ocorreu em 2019 em São Paulo, com público maior do que o evento de agora, em parte reflexo da pandemia.

Como sempre acontece em encontros do tipo, há diversos estandes para venda de livros, camisetas e badulaques em geral. Mas não máscaras, que é um item ignorado por muitos dos presentes ao evento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais