> >
Rio segue queda de homicídios dolosos e aumento de mortes pelo estado

Rio segue queda de homicídios dolosos e aumento de mortes pelo estado

De janeiro a agosto de 2019 foram 2.717 casos de homicídios dolosos, uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2018

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 19:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro. (Eduardo Dias)

No mês de agosto os dados da segurança no Rio de Janeiro seguem, no acumulado, tendência já observada ao longo do ano: queda do número de homicídios dolosos e aumento de mortes por intervenção de agentes do estado em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a agosto de 2019 foram 2.717 casos de homicídios dolosos, uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram contabilizados 3.461. Em agosto deste ano, foram 318 homicídios dolosos, nove a mais do que no mês passado.

As mortes por intervenção de agentes do estado subiram de 1.075, de janeiro a agosto de 2018, para 1.249 no mesmo período de 2019 –um aumento de 16%. Em agosto deste ano, foram 170 mortes pelo estado, 24 a menos do que em julho.

Em julho, agentes do estado mataram 194 pessoas, maior patamar desde 1998, quando o dado começou a ser contabilizado.

Os números vêm na esteira do discurso linha-dura e das operações policiais promovidas pelo governador Wilson Witzel (PSC), eleito sob a bandeira do endurecimento na segurança pública.

Para o professor Ignacio Cano, é preciso aguardar a evolução das estatísticas antes de relacionar a política de segurança do governo Witzel com a redução dos homicídios.

Este vídeo pode te interessar

"É claro que o Witzel vai dizer que está matando as pessoas que matam e que, portanto, [os números] estão caindo. Mas é preciso esperar um pouco e ver como evoluem."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais