Asteroide "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra nesta segunda-feira (12)

O asteroide, batizado de 1994 XD, passará  a 3,16 milhões de quilômetros do planeta terra e não apresenta risco de colisão com a terra

Publicado em 12 de junho de 2023 às 07:53

Asteroide do tamanho de 90 elefantes passará 'próximo' da Terra 5ª feira
Asteroide do tamanho de 90 elefantes passará 'próximo' da Terra 5ª feira. (Pixabay)

Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" passará perto da Terra nesta segunda-feira, 12, segundo informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos, na sigla em inglês), da agência espacial dos Estados Unidos, Nasa.

De acordo com site Space Reference, que cataloga os objetos no espaço, o asteroide, batizado de 1994 XD (488453), deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros do nosso planeta (ou oito vezes a distância da Terra com a Lua), o que significa que não trará riscos de colisão com a Terra.

Porém, mesmo sendo uma distância considerável, o nível de proximidade em escala espacial está dentro do limite para a Nasa classificá-lo como um "asteroide próximo da Terra (NEA, na sigla em ingês) e, portanto, um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês) também.

O tamanho do 1994 XD é incerto. Mas, com base no brilho, os cálculos indicam que o asteroide tem entre 369 e 824 metros de diâmetro E, pelas informações da Nasa, o corpo espacial viaja a 21.472 km/s.

Batizada de 1994 XD (488453), a rocha deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros, o que significa que não trará riscos de colisão com a Terra. (Reprodução/Portal The Virtual Telescope Project)

Os asteroides são considerados remanescentes rochosos da formação do sistema solar. Suas órbitas são monitoradas por questões de segurança, já que o choque com um planeta, a depender do tamanho da rocha, pode causar um alto nível de destruição.

A órbita do 1994 XD foi determinada por observações que datam de 1º de dezembro de 1994. Ainda de acordo com o Space Reference, o asteroide voltará a passar perto da Terra em 13 de junho de 2041, a uma distância de 2,29 milhões de quilômetros.